O álbum do Sepultura que merecia mais atenção, na opinião de Paulo Jr
Por Igor Miranda
Postado em 04 de setembro de 2021
O Sepultura está na estrada há quase quatro décadas e tem 15 álbuns de estúdio lançados até então. Como acontece com toda banda que se mantém na ativa por tanto tempo, a discografia do grupo brasileiro conta com trabalhos mais - ou menos - citados entre os favoritos dos fãs.
A primeira década de existência do Sepultura, com álbuns como "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996), ainda é a de maior sucesso em termos de vendas de discos. Os trabalhos mais recentes, como "Machine Messiah" (2017) e "Quadra" (2020), também têm obtido boa repercussão e elogios.
Mas qual seria o trabalho mais subestimado? Em entrevista ao jornalista Marcelo Vieira, o baixista Paulo Jr revelou o álbum que, em sua opinião, merece mais atenção por parte do público.
"Acho que o 'Roorback'", respondeu, citando o álbum de 2003, que traz músicas como "Apes of God", "Mind War" e "Come Back Alive". "É um disco mais obscuro, né? Inclusive eu gostaria muito de voltar a tocar músicas dele", completou.
Paulo destacou não saber, ao certo, por que "Roorback" não conquistou a devida repercussão. "Não sei se na época foi mal trabalhado; de repente era aquela mutação toda que estava acontecendo na indústria. Mas é um disco que acho que dá pra resgatar bastante coisa", disse.
Em seguida, o baixista citou outro álbum que o surpreendeu em uma audição recente: "Dante XXI" (2006), justamente o sucessor de "Roorback". "A gente tocou algumas coisas do 'Dante XXI' na última turnê e quando você começa a reouvir tudo depois de tanto tempo, vê que tem muita coisa interessante guardada", afirmou.
Como há músicas boas em todos os álbuns, na visão de Paulo Jr, é "difícil pra c***lho" montar um repertório para um show do Sepultura. "A gente já vai começar a turnê do 'Quadra' tocando mais da metade do disco. A gente nunca tocou meio disco num início de turnê", refletiu.
Na volta aos palcos, o Sepultura planeja exaltar sua fase atual, representada por "Quadra" e "Machine Messiah". Ainda assim, Paulo, vez ou outra, sugere alguma música "esquecida" para compor o setlist dos shows.
"Ambos 'Quadra' e 'Machine Messiah' têm muito a ver com essa nova era do Sepultura, principalmente na parte percussiva. Tem muita coisa que eu já dei ideia (de tocar), e os caras disseram: 'não, essa música, não'. Aí começa a briga. Então tá bom, f*da-se", concluiu, aos risos.
A entrevista completa pode ser conferida no site do jornalista Marcelo Vieira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
Guitarrista quebra o pé em "bizarro acidente" e se afasta do Foo Fighters
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith

O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
O dia que Kurt Cobain ligou para Max Cavalera para saber onde poderia descolar drogas
A ideia genial de Andreas Kisser para dar nova vida aos ensaios chatos do Sepultura


