O álbum do Sepultura que merecia mais atenção, na opinião de Paulo Jr
Por Igor Miranda
Postado em 04 de setembro de 2021
O Sepultura está na estrada há quase quatro décadas e tem 15 álbuns de estúdio lançados até então. Como acontece com toda banda que se mantém na ativa por tanto tempo, a discografia do grupo brasileiro conta com trabalhos mais - ou menos - citados entre os favoritos dos fãs.
A primeira década de existência do Sepultura, com álbuns como "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996), ainda é a de maior sucesso em termos de vendas de discos. Os trabalhos mais recentes, como "Machine Messiah" (2017) e "Quadra" (2020), também têm obtido boa repercussão e elogios.
Mas qual seria o trabalho mais subestimado? Em entrevista ao jornalista Marcelo Vieira, o baixista Paulo Jr revelou o álbum que, em sua opinião, merece mais atenção por parte do público.
"Acho que o 'Roorback'", respondeu, citando o álbum de 2003, que traz músicas como "Apes of God", "Mind War" e "Come Back Alive". "É um disco mais obscuro, né? Inclusive eu gostaria muito de voltar a tocar músicas dele", completou.
Paulo destacou não saber, ao certo, por que "Roorback" não conquistou a devida repercussão. "Não sei se na época foi mal trabalhado; de repente era aquela mutação toda que estava acontecendo na indústria. Mas é um disco que acho que dá pra resgatar bastante coisa", disse.
Em seguida, o baixista citou outro álbum que o surpreendeu em uma audição recente: "Dante XXI" (2006), justamente o sucessor de "Roorback". "A gente tocou algumas coisas do 'Dante XXI' na última turnê e quando você começa a reouvir tudo depois de tanto tempo, vê que tem muita coisa interessante guardada", afirmou.
Como há músicas boas em todos os álbuns, na visão de Paulo Jr, é "difícil pra c***lho" montar um repertório para um show do Sepultura. "A gente já vai começar a turnê do 'Quadra' tocando mais da metade do disco. A gente nunca tocou meio disco num início de turnê", refletiu.
Na volta aos palcos, o Sepultura planeja exaltar sua fase atual, representada por "Quadra" e "Machine Messiah". Ainda assim, Paulo, vez ou outra, sugere alguma música "esquecida" para compor o setlist dos shows.
"Ambos 'Quadra' e 'Machine Messiah' têm muito a ver com essa nova era do Sepultura, principalmente na parte percussiva. Tem muita coisa que eu já dei ideia (de tocar), e os caras disseram: 'não, essa música, não'. Aí começa a briga. Então tá bom, f*da-se", concluiu, aos risos.
A entrevista completa pode ser conferida no site do jornalista Marcelo Vieira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Tom Araya chorou ao receber a notícia da morte de Jeff Hanneman
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"



Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Andreas Kisser diz que Xororó podia tranquilamente cantar no Helloween
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter


