Iron Maiden: Perdão e redenção em "Days Of Future Past" (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 10 de outubro de 2021
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todas as músicas do novo álbum do Iron Maiden. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Metallica no especial "Explicando Metallica", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu. Daí o título da série "Explicando Iron Maiden - Especial Senjutsu".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Neste vídeo, temos comentários sobre a letra de "Days of future past", escrita por Bruce Dickinson, que se inspirou no personagem Constantine para falar sobre perdão, redenção e condenação eterna.
Constantine é um personagem de histórias em quadrinhos (HQ) que já teve suas versões em games, séries de TV e filmes. O vocalista do Iron Maiden disse que o personagem cinematográfico foi a principal referência para a letra de "Days of future past".
Constantine é um anti-herói, um protagonista que não possui as qualidades morais de um típico "herói-mocinho", pois é arrogante, narcisista e truculento. Depois de descer ao inferno, convence o próprio Lúcifer a lhe dar a vida novamente. Ao voltar para a Terra, torna-se um caçador de demônios, como forma de se redimir perante Deus e garantir um lugar no céu.
Bruce Dickinson usa, mais uma vez, o recurso de subverter símbolos e imagens da cultura judaico-cristã, inspirando-se num herói inescrupuloso e viciado para falar de perdão, redenção e condenação eterna.
A letra de "Days of future past" nos remete a textos do Livro de Apocalipse, já utilizado diversas vezes pelo Iron Maiden, como na citação que consta na capa do álbum "Piece of Mind" e na letra de "The writing on the wall", que está no mais novo álbum da banda, Senjutsu.
Não se trata de confissão de fé de Bruce Dickinson, mas uma forma de buscar inspiração para contar boas histórias e gerar debates.
O vocalista do Iron Maiden já escreveu letras semelhantes nas músicas "Judas be my guide" (Fear of the Dark), "Man of sorrows" e "Road to hell" ("Accident of Birth" - carreira solo), dentre outras.
Em relação à música, trata-se de composição de Bruce Dickinson em parceria com Adrian Smith. Segundo o próprio vocalista, em entrevista transcrita pelo portal Whiplash.net, com tradução de Igor Miranda:
"Essa faixa é o mais perto que você vai chegar das eras de 'Piece of Mind' (1983) ou 'Powerslave' (1984). Quatro minutos, riff superenergético, grande refrão do tipo hino, grandes vocais - tudo isso. Riff incrível de Adrian e basicamente nenhum solo de guitarra".
Realmente, é a música mais rápida, curta e direta do novo álbum. Poderia figurar no "track list" de álbuns clássicos do Iron Maiden, como "The number of the beast", "Piece of mind" e "Powerslave".
O vídeo é o quinto de uma série chamada "EXPLICANDO IRON MAIDEN - ESPECIAL SENJUTSU", que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras deste mais novo álbum da banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026


O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Bruce Dickinson conta como foi estranha reunião com Harris que definiu volta ao Maiden
O riff de clássico do Iron Maiden que Janick Gers já tinha gravado quatro anos antes


