A incrível reação de um compositor erudito à "Hell on Earth", do Iron Maiden
Por Igor Miranda
Postado em 08 de outubro de 2021
O compositor erudito americano Doug Helvering publicou um vídeo onde apresenta sua reação à música "Hell on Earth", do Iron Maiden. A faixa está presente no álbum mais recente da banda, "Senjutsu", e é uma das mais elogiadas pelos fãs.
Na maior parte das vezes, Helvering, que tem um canal de react no YouTube, mantém suas análises no campo musical. No entanto, a letra de "Hell on Earth" chamou a atenção do compositor erudito e o fez tecer comentários sobre a mensagem por trás dos versos escritos pelo baixista Steve Harris.
Inicialmente, enquanto ouvia a longa introdução da faixa, Doug Helvering citou as passagens instrumentais como "hipnóticas". O músico chegou a aprender a tocar alguns trechos da composição no piano enquanto a escutava.
"Há algumas pequenas progressões aqui, mas todas elas estão firmemente no campo de mi menor (Em). Eles ainda não chegaram a nenhum outro lugar", disse ele, conforme transcrito pelo Whiplash.Net, pouco antes dos vocais de Bruce Dickinson entrarem.
Nos primeiros momentos com o cantor na música, o compositor erudito observou: "É interessante que a guitarra está dobrando a voz de Bruce". Esse detalhe foi destacado pelo baterista Nicko McBrain, em entrevistas recentes, como um elemento relativamente novo para a banda que acabou entrando em "Senjutsu".
Letra e mudanças de andamento
Doug Helvering, que ouviu a faixa pela primeira vez enquanto gravava o vídeo, observou que a letra apresenta trechos impactantes. Ele ressaltou trechos como os transcritos e traduzidos (via Letras.mus.br) a seguir:
- "E conte suas bênçãos ainda vivas; daqueles que conseguiram sobreviver; dentro do esquecimento daquele inferno na Terra'"
- "Tudo o que você tem sido, tudo o que você tem visto; perdido em algum lugar nos seus sonhos; como os anjos, eles caíram; nada é o que parece ser"
- "Nas vozes que você ouve agora; Nas vozes na sua cabeça; Agora estão pensando em uma vida inteira; Que você nunca mais poderá sentir novamente"
O compositor, então, refletiu: "É como nos sentimos nos dias de hoje: a vida com o coronavírus, a pandemia, além de colocar luz em corrupção em governos e injustiça no mundo todo, além de nossa inabilidade coletiva de fazer algo para arrumar isso. Quando o normal voltar a ser normal, não parecerá normal, pois todos mudamos. Uau".
As mudanças de andamento também chamaram a atenção de Doug. Quando a música cai para uma passagem acústica logo após solos de guitarra, ele comenta: "Ótima transição aqui. É como se te dessem a oportunidade de amadurecer o que você acabou de ouvir, tanto musical quanto liricamente".
Ao concluir sua audição, ele destacou: "Que Deus proíba que esse seja o último álbum do Iron Maiden, mas isso é profundo, uma declaração final. Espero que lancem mais músicas, mas isso é um aviso vindo de quem já viu algumas coisas na vida. É muito profundo. [...] Você tem a chance, você tem o fusível que pode acender as chamas das pessoas e suas emoções. Você pode estimular suas alianças, ações, envolvimento político. É o poder em suas mãos".
Por fim, Doug Helvering deixou claro que não sabe qual é o ponto de vista específico do Iron Maiden em termos de política sociedade, mas entende que "Hell on Earth" é um chamado para reconhecer a injustiça em nossa sociedade e nosso mundo". "Não deveria ser assim, é arrogância de nossa parte. "Se você vê algo que não faça sentido, tenha curiosidade. Tente aprender mais sobre aquilo. Se você não sabe muito e julga algo, pare e tente não julgar muito, seja mais empático ao ponto de vista. Daí, com sorte, podemos ter um pouco menos desse 'inferno na Terra'", concluiu.
O vídeo completo, com o react de Doug Helvering a "Hell on Earth", pode ser assistido no player a seguir (em inglês, sem legendas).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil

Iron Maiden: o elemento sonoro de Senjutsu que eles nunca fizeram antes, segundo Nicko
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas


