Raimundos: "vão cancelar Renato Russo?", diz Digão ao postar vídeo com falas do cantor
Por Igor Miranda
Postado em 30 de novembro de 2021
Digão, vocalista e guitarrista do Raimundos, compartilhou um trecho de uma entrevista concedida em 1986 por Renato Russo. Na filmagem, o falecido líder da Legião Urbana diz que "tradição seria algo bom se o Brasil tivesse" e que quer aumentar suas propriedades por ser um "capitalista nato".
A declaração de Renato foi dada ao programa "Clip Clip", após a entrevistadora perguntar como ele vê os valores de tradição, família e propriedade. "Acho que essa pergunta é uma tentativa de criar uma polêmica e a Legião Urbana não gosta de se envolver com esse tipo de coisa", respondeu o cantor, inicialmente, conforme transcrito pelo Whiplash.Net.
Apesar da introdução, o músico acabou respondendo à pergunta. "Tradição eu acho que é uma coisa que seria boa se nosso país tivesse. Família, eu gosto muito da minha. Propriedade é algo que estou querendo aumentar ao máximo porque quero muitas propriedades, porque sou um capitalista nato", disse.
Ao divulgar o fragmento da entrevista, Digão declarou: "Vão cancelar o Renato Russo agora? Tá aí em 'technicolor' pra não deixar dúvidas! Conservador, família e capitalista! Obrigado Renato e Legião Urbana pelo legado maravilhoso. Eternamente a melhor banda brasileira".
A publicação do músico dos Raimundos, com o trecho da declaração de Renato Russo, pode ser conferida a seguir.
Em entrevistas, Renato sempre deixou claro que tinha uma visão capitalista a respeito inclusive de seu trabalho como músico. Em maio de 1994, à MTV Brasil, ele declarou: "Não faço as coisas por dinheiro, mas o dinheiro é a motivação principal. Não vou ficar em casa passando fome com meu violão se as pessoas não forem ouvir o que eu tô fazendo. Todo artista gosta".
Na mesma ocasião, ele fez críticas à forma como as gravadoras operam no Brasil. "Se você não tem sucesso, bye bye. Se não vende disco, da próxima vez vai ser difícil conseguirem entrevista com a gente, porque a gravadora vai empurrar outros artistas. [...] Tem o lado da gente defender nosso lado também. [...] O dinheiro é importante sim, sou capitalista - se não fosse, estava sendo anarquista e fazia uma cooperativa -, mas existem caminhos", disse.
Por outro lado, em entrevista publicada no CD promocional "Equilbrio distante - A entrevista", em 1995, o líder da Legião Urbana fez críticas a governos de direita e evangélicos. "As pessoas que prezam família e respeito à tradição são geralmente pessoas que não respeitam a liberdade das outras pessoas. [...] Não quero que eu, tendo uma boa família, ouça um evangélico me dizer que tomo atitudes erradas. Ou ter, como tivemos recentemente, um governo de direita que não respeita a liberdade das pessoas, que prende as pessoas... tudo o que sabemos que aconteceu no Brasil nesse período dos anos 1970", afirmou, mencionando a época da ditadura militar, da qual foi bastante crítico.
Ele definiu governantes de direita e evangélicos como "pessoas que se utilizam dessa bondade, do respeito da família, para se colocarem como superiores, como se tivessem superioridade moral em relação aos outros". "Penso que família é importante para todos, não só para um evangélico ou um militar matando gente. Fica uma confusão. Sou humano, mereço amor e não preciso ser um fascista para valorizar coisas importantíssimas na vida", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior


A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O show de banda australiana que virou tragédia e matou dois amigos de Renato Russo
A cantora da MPB que Renato Russo achava muito linda, segundo sua irmã
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
A música do Ramones que Renato Russo usou para compor "Que País é Este?"


