Foo Fighters: o curioso motivo pelo qual fanáticos religiosos os perseguem nos EUA
Por Igor Miranda
Postado em 03 de novembro de 2021
O Foo Fighters mantém uma curiosa relação antagônica com a Igreja Batista de Westboro. A instituição fundamentalista, famosa por seus protestos em defesa a opiniões preconceituosas, já realizou diversas manifestações na entrada de shows da banda - e quase sempre é trollada pelos músicos e seus fãs.
Mas por que os adeptos a essa igreja pegam no pé justamente do Foo Fighters? Em entrevista à Vulture, o vocalista e guitarrista da banda, Dave Grohl, explicou que a origem dessa treta remete ao ano de 2011, quando os integrantes do Foo Fighters gravaram um vídeo homoerótico, intitulado "Hot Buns", para anunciar a turnê do álbum "Wasting Light".
"É muito fácil (irritá-los). A razão pela qual eles começaram a fazer protestos foi porque uma vez fizemos um comercial de turnê em que todos estávamos tomando banho juntos. Acho que essa p*rra os deixou irritados e eles decidiram fazer protestos em shows do Foo Fighters cada vez que estivemos em Kansas City", disse o músico.
Grohl garante que não se importaria com os protestos se a mensagem propagada pelos fundamentalistas não fosse tão "brutalmente ofensiva". "O que eles representam é horrível. Quando eles aparecem na sua porta, você tem que empurrá-los para trás - e é claro que fazemos da maneira que sempre fazemos, que é fazer 'Rickroll' para eles, tocar uma música dos Bee Gees ou qualquer coisa do tipo", afirmou.
A situação sempre impressiona o líder do Foo Fighters, já que ele enxerga ódio real nos manifestantes. "Ver tanto ódio nos olhos de alguém enquanto essa pessoa grita: 'Dave Grohl, você vai queimar na p*rra do inferno'. Eles falam sério. É tipo: uau, só estou aqui tocando uma música dos Bee Gees. Isso é ódio real", declarou.
Foo Fighters e Igreja Batista de Westboro
O episódio mais recente envolvendo Foo Fighters e Igreja Batista de Westboro aconteceu no último mês de agosto, na cidade americana de Bonner Springs. Dave Grohl e seus parceiros descobriram que manifestantes da igreja em questão exibiam placas em repúdio à banda, os chamando de satanistas e outras bobagens do tipo. Em resposta, os artistas descolaram um palco móvel improvisado, vestiram-se de Bee Gees e tocaram a música "You Should Be Dancing" no meio do protesto.
"Eu amo vocês! Eu amo! Amo todo mundo. Não é isso que vocês deveriam fazer? Vocês não podem apenas amar a todos? Porque eu acho que é sobre amor! Vocês não deveriam estar odiando, sabe o que deveriam estar fazendo? Vocês deveriam estar dançando (you should be dancing)", disse Grohl, antes do grupo tocar o hit do Bee Gees diante dos fundamentalistas.
Outros incidentes envolvendo Foo Fighters e Igreja Batista de Westboro ocorreram em 2011 e 2015, sempre com formas divertidas de reagir às manifestações preconceituosas dos religiosos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps