Iron Maiden: fé, poder e o temor dos guitarristas em "The Parchment" (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 16 de dezembro de 2021
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todas as músicas do novo álbum do Iron Maiden. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Metallica no especial "Explicando Metallica", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu. Daí o título da série "Explicando Iron Maiden - Especial Senjutsu".
O vídeo inédito fala sobre a música "The Parchment", composta pelo baixista e líder do Iron Maiden, Steve Harris. A letra também é de sua autoria.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
A música "The Parchment" é a segunda das três faixas que encerram o álbum (as demais são "Death of the Celts" e "Hell on Earth"). Compostas por Steve Harris, tais faixas são fortemente influenciadas por rock progressivo, o que lhes confere algumas características que têm sido frequentes nas composições do líder do Iron Maiden: longa duração, variedade de andamentos, introduções e encerramentos mais melódicos e, às vezes, acústicos.
O baixista já revelou em entrevistas que sempre foi influenciado por bandas como Wishbone Ash, Yes, Genesis, Jethro Tull, Nektar entre outras do mesmo estilo.
A letra de "The Parchment" é alegórica e mística, não revelando diretamente algo sobre lugar, época ou personagens a ela relacionados.
Nos grupos de discussões em redes sociais, há quem diga que faz referência a imperadores do Oriente Médio que resistiram bravamente às investidas das tropas romanas. Seria um tema caro a Steve Harris, que escreve sobre lutas entre povos ancestrais desde a demo "The soundhouse tapes".
A tradução literal do título é "O pergaminho", o que nos leva ao livro de mesmo nome, lançado em 2004, escrito pelo advogado Gerald T. MacLaughlin. A obra conta a história de autoridades eclesiásticas que se deparam com um ataque de extremistas a uma igreja, onde pessoas ficam como reféns, enquanto o Papa vê sua saúde se deteriorar pela piora do Alzheimer. Trazendo para a história um tanto mais de drama, um casal de professores furta um pergaminho da seção de documentos não catalogados da biblioteca do Vaticano e chantageiam as autoridades, exigindo um resgate para entregar o pergaminho que contém segredos que podem colocar em risco o poder da igreja.
Não é possível encontrar referências literais do texto do livro na letra de Steve Harris, mas é possível admitir que o baixista do Iron Maiden tenha se inspirado nele para tecer uma crítica ao fundamentalismo religioso e às condutas de religiosos que praticam violência em nome de uma suposta fé religiosa.
A música é a mais longa do álbum e seu traço épico decorre da escala menor harmônica, também conhecida como escala egípcia.
O pioneiro na sua utilização no hard rock foi Ritchie Blackmore (Deep Purple, Rainbow) e a mesma já foi usada por Yngwie Malmsteen e até mesmo pelo Iron Maiden na música Powerslave.
"The parchment" possui 6 solos de guitarra e uma interpretação primorosa de Bruce Dickinson, sendo um dos pontos altos do álbum Senjutsu.
O vídeo é o nono de uma série chamada "EXPLICANDO IRON MAIDEN - ESPECIAL SENJUTSU", que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras deste mais novo álbum da banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"


A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para o Iron Maiden
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
Regis Tadeu se rende ao talento do Ghost, "o novo Iron Maiden"
Bruce Dickinson prefere "Harry Potter" ou "O Senhor dos Anéis"?


