Alírio Netto: por que ele lançou um álbum solo com o nome João de Deus?
Por Igor Miranda
Postado em 06 de dezembro de 2021
Os fãs que exploram hoje os trabalhos solo de Alírio Netto podem se surpreender com o título de um de seus álbuns. "João de Deus" tem como homônimo o suposto médium curandeiro que foi preso em 2018 pelo estupro de centenas de mulheres.
Em entrevista ao canal IgorMiranda.com.br no YouTube, disponível em vídeo abaixo, Alírio explicou que seu disco não tem qualquer relação com o suposto médium. Lançado em 2016, o álbum "João de Deus" utiliza este nome como referência ao "típico brasileiro que é batizado em nome de Deus e se sente esquecido por ele, por seu país ou quem quer que seja".
Inicialmente, ele explica: "'João de Deus' foi um disco que me propus a fazer em português porque queria cantar no idioma do país onde nasci. É um disco conceitual. Acabou que a história daquele cara lá que violentou mulheres, fez aquela m*rda toda e foi preso atrapalhou um pouco o esquema do disco, porque muitas pessoas ligaram o nome a ele - e não é".
Na sequência, comenta: "O 'João de Deus' do álbum é um personagem que, na minha cabeça, é o típico brasileiro. Pode ser um engravatado, um mendigo, um cara que trabalha no McDonalds, um apresentador de TV... é o típico brasileiro que é batizado em nome de Deus e se sente esquecido por ele, por seu país ou quem quer que seja".
De acordo com Alírio, o personagem do álbum expressa uma série de visões distintas. "Há todas as angústias que temos por viver em um país onde a gente vive - que a gente tanto ama, sofre tanto para fazê-lo relevante, mas o próprio país não nos trata tão bem. Essa dualidade foi a ênfase desse trabalho", disse.
Ainda durante o bate-papo, o vocalista apontou que busca sempre se reinventar em sua carreira. "Não tenho medo de arriscar. Acho que os grandes artistas da história, como Queen, Michael Jackson, Beatles, nunca pensaram nisso. Fizeram o que fazia sentido para eles. E todos nós temos momentos diferentes. Isso é o engraçado e o legal da vida: se entregar a esses momentos e colocar para fora", pontuou.
Na visão de Alírio, sequer seria possível se repetir enquanto artista porque o próprio ser humano passa por mudanças constantes. "Todo dia mudamos. Todo dia temos uma experiência diferente. Seja sair de casa e pegar um Uber para ir à esquina, comprar um pão na padaria... o jeito que o mundo tem andado mais rápido te propõe - ou obriga - a mudanças. Elas são refletidas em todos os meus trabalhos", afirmou.
Assista à entrevista completa com Alírio Netto no player de vídeo a seguir. O bate-papo divulga seu novo álbum solo, "All Things Must Pass", disponível nas plataformas digitais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps