Alírio Netto explica técnica vocal comum a Tim Maia, Bruce Dickinson, Dio e Elvis
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de maio de 2022
O cantor e compositor Alírio Netto (Shaman) participou do podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt e durante a entrevista o músico, que também é professor de canto, explicou detalhes sobre diferentes técnicas de voz utilizadas por grandes vocalistas da música.
Em certo trecho, Alírio Netto explicou que vocalistas como Bruce Dickinson, Dio, Tim Maia e Elvis Presley utilizam uma técnica em comum que é quando o cantar se aproxima de certa forma do seu jeito de falar. Confira a explicação de Alírio abaixo.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
"Existe uma coisa chamada ressonância da orofaringe, a voz bate na parede da faringe e vem no céu da boca. Isso é um sub registro de belting, todas as manobras que você faz nas diferentes regiões da sua voz para conseguir o som que você precisa. Isso tem uma ressonância orofaringe muito grande, ou seja, uma sensação sonora de voz de peito, mas com uma massa que é muito parecida com a voz de cabeça. O som soa grande. Eu quase não abro a boca, mas o som fica amplificado na minha boca. É o que acontece, você pode aproximar mais o jeito que você canta do jeito que você fala. A sensação sonora é assim, mesmo você cantando pequeno. Isso é o que o Bruce Dickinson tem e o Dio tinha. Isso é o que Elvis Presley e o Tim Maia tinham também, mas não necessariamente isso é uma qualidade de vozes graves e redondas. O Steve Perry tem isso também, só que canta em outra região, então ele usa outro ressonador, porque a voz dele é muito leve, como a do Andre Matos. Esse ressonador é a rinofaringe. Chamamos de cover belting, ou seja, sua laringe sobe", explicou.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps