SOAD: como o Slayer ajudou Daron Malakian a viver no Iraque governado por Saddam Hussein
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de dezembro de 2021
A banda norte-americana Slayer lançou alguns dos álbuns mais importantes da história da música extrema, com destaque para o endiabrado "Show No Mercy", primeiro trabalho do quarteto, lançado em 3 de dezembro de 1983. O debut, que apresenta pedradas como "Evil Has No Boundaries", "The Antichrist", "Die By The Sword" e "Black Magic", continua sendo referência até hoje, quase quatro décadas depois de seu lançamento.
System Of a Down - Mais Novidades
No dia que "Show No Mercy" completou 38 anos, a Revolver Magazine publicou em seu site uma matéria interessante, redigida em 2018, sobre os discos que moldaram o caráter musical de Daron Malakian, guitarrista do System Of A Down.
Segundo Daron, o primeiro trabalho de Kerry King e sua turma o ajudou a viver no Iraque, em uma época conturbada. "Quando eu tinha 14 anos, fui para o Iraque. Fiquei lá por um mês e meio e pude ver todo o culto à personalidade de Saddam Hussein [presidente do país entre 1979 e 2003]. Peguei um monte de fitas cassete e revistas de heavy metal só para me manter ocupado. ‘Show No Mercy’ era o que eu mais ouvia, em um velho Walkman da Sony com fones de ouvido e uma camiseta do Mötley Crüe. Toda a minha família pensava ‘Que porra é essa que você está ouvindo?’. Posso ter sido a primeira pessoa a levar o heavy metal para o Iraque. Não posso provar isso, mas eles não tinham ideia do que era o heavy metal em 1989 em Bagdá [capital do Iraque]. Eu estava simplesmente apaixonado por isso", afirmou o músico.
Daron disse que apesar de gostar muito de "Show No Mercy", não rolou o famigerado amor à primeira vista (no caso, audição). "Foi a coisa mais pesada que eu consegui colocar em minhas mãos. Foi um grande momento no heavy metal porque houve uma evolução ocorrendo nos anos oitenta. Quando comprei a fita cassete pela primeira vez, não gostei. Mas continuei colocando-o, e me deu um clique quando a levei para o Iraque. [Pensei] ‘Uau, isso é muito bom. É mais pesado do que qualquer outra coisa’. Slayer era mais difícil de vender para alguns de meus amigos naquela época. Todos gostaram do Metallica. Todos os meus amigos que estavam tentando tocar como Yngwie Malmsteen e toda essa merda, eles realmente não gostavam do Slayer".
Para ler um pouco mais sobre "Show No Mercy", leia a resenha a seguir. Aproveite e ouça essa obra-prima da desgraça, se possível, no último volume.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps