Sodom: vocal explica de onde vem seu fascínio pela guerra, tema abordado com frequência
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de janeiro de 2022
A banda Sodom é uma das maiores representantes do thrash metal alemão, título que divide com Kreator, Destruction e Tankard. Formado no início dos anos 1980 em Gelsenkirchen, o grupo liderado pelo baixista/vocalista Tom Angelripper costuma falar sobre guerras em suas letras com certa frequência.
Títulos de músicas como "Agent Orange", "M-16", "Napalm In The Morning", "Among The Weirdcong" e "In War And Pieces" provam que Tom se interessa pelo tema. Mas, de onde surgiu esse interesse? O líder da banda explicou de onde surgiu o fascínio pela guerra durante entrevista concedida ao site Loudwire, publicada dia 27 de janeiro.
"Nos anos 70, a Guerra do Vietnã estava ficando maior. Eu conversava com meus pais sobre a guerra, e vimos na televisão que as pessoas iam se manifestar contra a guerra nas ruas da Alemanha.
Em 1979, eu consegui o filme ‘The Deerhunter’ [no Brasil, ‘O Franco Atirador’], com Robert De Niro, que foi o primeiro filme da Guerra do Vietnã daquela época. Isso meio que me inspirou mais tarde a escrever letras [sobre guerra]. Meu avô lutou na Primeira Guerra Mundial e me contou histórias, que também foram uma inspiração. Quando começamos a banda, éramos mais satânicos e, depois, comecei a escrever letras sobre guerra e vida real. Não quero descrever os problemas políticos, vou tentar descrever um soldado lutando na selva contra outro soldado", declarou o músico.
Apesar de se interessar por guerras, Tom não gosta nem um pouco desse tipo de acontecimento. Ao ser questionado se pode ser considerado um pacifista, o frontman respondeu: "Acho que sim — odeio a guerra. As guerras não podem ajudar. Crescendo, nós apenas tivemos que viver com isso.
Eu nunca estive em uma guerra, mas estive no serviço militar alemão por dois anos durante a Guerra Fria, me ensinaram que os russos são ‘o grande inimigo’ e deveríamos ‘tomar conta’ deles. Trabalhei com soldados americanos com foguetes e lançadores atômicos... isso foi muito estranho porque estava tão perto de mim, mas não [era] uma guerra ‘real’".
O disco de estúdio mais recente do Sodom é "Genesis XIX, lançado em novembro de 2020. A formação atual do quarteto conta com Tom Angelripper (vocal/baixo), Frank Blackfire (guitarra), Yorck Segatz (guitarra) e Toni Merkel (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti


Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Sodom lança edição expandida do álbum "Get What You Deserve"
Decibel Magazine publica sua lista dos melhores álbuns de 2025
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Thrash Metal: os 10 melhores discos do século 21, segundo o Loudwire


