Cazuza: Ele já reclamava de associar bandeira do Brasil com grupos reacionários
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de janeiro de 2022
Não é raro identificar bandeiras do Brasil em filmagens de protestos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro. Essa associação entre o símbolo nacional com movimentos considerados reacionários, entretanto, vem de longa data, como deixa claro uma entrevista de Cazuza para o apresentador Jô Soares realizada em 1988 e resgatada pelo canal #TBTSBT, no YouTube.
Quando o assunto surgiu no programa, Cazuza contou um caso em que cuspiu na bandeira do Brasil durante um show e isso acabou gerando uma polêmica. "Teve um show uma vez que tinha um cara na plateia. Ele me jogou uma bandeira do Brasil. Eu peguei a bandeira. Eu estava criticando o povo brasileiro. Para todos acordarem. Foi antes do surgimento do PT. Ele jogou essa bandeira e eu cuspi! Não sabia se seria preso. Depois joguei para o baixista, que ficou com a bandeira pendurada", disse.
Segundo Cazuza, sua atitude dividiu seus fãs e amigos. Vale lembrar que a entrevista foi realizada poucos anos depois da reabertura democrática no Brasil, que ocorreu em 1985. "Recebi milhões de cartas de fãs dizendo que também queriam cuspir na bandeira do Brasil! Muitos amigos meus ficaram putos comigo. Acharam que foi uma atitude idiota. Então, consegui o que eu queria. Uma polemicazinha!", comentou.
Para apimentar a discussão, Jô Soares argumentou que acha "complicado" entregar o símbolo do país para esse grupo político mais reacionário. "O que eu acho complicado de cuspir na bandeira é que você entrega o símbolo do país para uma faixa radical e reacionária. A bandeira não é o símbolo do exército nem do capitalismo", disse o apresentador.
Cazuza, por fim, explicou que a bandeira poderia não conter os dizeres "Ordem e Progresso". "As cores da bandeira carregam o símbolo da família Orleans e Bragança. Depois colocaram ‘Ordem e Progresso’. Não dá para mudar a bandeira. Acho ‘Ordem e Progresso’ meio ruim. Gosto muito mais de liberdade. Progresso é legal. Ordem, não sei. Não precisava ter frase nenhuma. Ela podia ser verde e amarela, com a bola e umas estrelinhas. Não gosto de frases em bandeiras. Vamos fazer um movimento para tirar ‘Ordem e Progresso’ da bandeira?", se perguntou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O top 10 das músicas de Nando Reis, segundo ele mesmo
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal


O significado de "Disparo contra o sol" em "O Tempo Não Para", de Cazuza
O que significa "pagar o analista para não saber quem sou" em "Ideologia", de Cazuza
Quem era o rockstar mais louco dos anos 1980, segundo Paulo Ricardo
Cazuza pode ser considerado gênio da música? Lobão opina
Morre Rogério Meanda, guitarrista que fez parte da Blitz e da carreira solo de Cazuza
O motivo pelo qual Cazuza não queria deixar Ney Matogrosso gravar "Pro Dia Nascer Feliz"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho


