Cazuza: Ele já reclamava de associar bandeira do Brasil com grupos reacionários
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de janeiro de 2022
Não é raro identificar bandeiras do Brasil em filmagens de protestos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro. Essa associação entre o símbolo nacional com movimentos considerados reacionários, entretanto, vem de longa data, como deixa claro uma entrevista de Cazuza para o apresentador Jô Soares realizada em 1988 e resgatada pelo canal #TBTSBT, no YouTube.
Quando o assunto surgiu no programa, Cazuza contou um caso em que cuspiu na bandeira do Brasil durante um show e isso acabou gerando uma polêmica. "Teve um show uma vez que tinha um cara na plateia. Ele me jogou uma bandeira do Brasil. Eu peguei a bandeira. Eu estava criticando o povo brasileiro. Para todos acordarem. Foi antes do surgimento do PT. Ele jogou essa bandeira e eu cuspi! Não sabia se seria preso. Depois joguei para o baixista, que ficou com a bandeira pendurada", disse.
Segundo Cazuza, sua atitude dividiu seus fãs e amigos. Vale lembrar que a entrevista foi realizada poucos anos depois da reabertura democrática no Brasil, que ocorreu em 1985. "Recebi milhões de cartas de fãs dizendo que também queriam cuspir na bandeira do Brasil! Muitos amigos meus ficaram putos comigo. Acharam que foi uma atitude idiota. Então, consegui o que eu queria. Uma polemicazinha!", comentou.
Para apimentar a discussão, Jô Soares argumentou que acha "complicado" entregar o símbolo do país para esse grupo político mais reacionário. "O que eu acho complicado de cuspir na bandeira é que você entrega o símbolo do país para uma faixa radical e reacionária. A bandeira não é o símbolo do exército nem do capitalismo", disse o apresentador.
Cazuza, por fim, explicou que a bandeira poderia não conter os dizeres "Ordem e Progresso". "As cores da bandeira carregam o símbolo da família Orleans e Bragança. Depois colocaram ‘Ordem e Progresso’. Não dá para mudar a bandeira. Acho ‘Ordem e Progresso’ meio ruim. Gosto muito mais de liberdade. Progresso é legal. Ordem, não sei. Não precisava ter frase nenhuma. Ela podia ser verde e amarela, com a bola e umas estrelinhas. Não gosto de frases em bandeiras. Vamos fazer um movimento para tirar ‘Ordem e Progresso’ da bandeira?", se perguntou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O dia que Cazuza fez transfusão de sangue para ir ao casamento de um grande amigo
As duas vezes que Cazuza fez show com o bumbum sujo: "Virou de costas e tirou a calça"
O maior letrista da geração do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Herbert Vianna


