Cazuza: Ele já reclamava de associar bandeira do Brasil com grupos reacionários
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de janeiro de 2022
Não é raro identificar bandeiras do Brasil em filmagens de protestos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro. Essa associação entre o símbolo nacional com movimentos considerados reacionários, entretanto, vem de longa data, como deixa claro uma entrevista de Cazuza para o apresentador Jô Soares realizada em 1988 e resgatada pelo canal #TBTSBT, no YouTube.
Quando o assunto surgiu no programa, Cazuza contou um caso em que cuspiu na bandeira do Brasil durante um show e isso acabou gerando uma polêmica. "Teve um show uma vez que tinha um cara na plateia. Ele me jogou uma bandeira do Brasil. Eu peguei a bandeira. Eu estava criticando o povo brasileiro. Para todos acordarem. Foi antes do surgimento do PT. Ele jogou essa bandeira e eu cuspi! Não sabia se seria preso. Depois joguei para o baixista, que ficou com a bandeira pendurada", disse.
Segundo Cazuza, sua atitude dividiu seus fãs e amigos. Vale lembrar que a entrevista foi realizada poucos anos depois da reabertura democrática no Brasil, que ocorreu em 1985. "Recebi milhões de cartas de fãs dizendo que também queriam cuspir na bandeira do Brasil! Muitos amigos meus ficaram putos comigo. Acharam que foi uma atitude idiota. Então, consegui o que eu queria. Uma polemicazinha!", comentou.
Para apimentar a discussão, Jô Soares argumentou que acha "complicado" entregar o símbolo do país para esse grupo político mais reacionário. "O que eu acho complicado de cuspir na bandeira é que você entrega o símbolo do país para uma faixa radical e reacionária. A bandeira não é o símbolo do exército nem do capitalismo", disse o apresentador.
Cazuza, por fim, explicou que a bandeira poderia não conter os dizeres "Ordem e Progresso". "As cores da bandeira carregam o símbolo da família Orleans e Bragança. Depois colocaram ‘Ordem e Progresso’. Não dá para mudar a bandeira. Acho ‘Ordem e Progresso’ meio ruim. Gosto muito mais de liberdade. Progresso é legal. Ordem, não sei. Não precisava ter frase nenhuma. Ela podia ser verde e amarela, com a bola e umas estrelinhas. Não gosto de frases em bandeiras. Vamos fazer um movimento para tirar ‘Ordem e Progresso’ da bandeira?", se perguntou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026


O significado de "Disparo contra o sol" em "O Tempo Não Para", de Cazuza
O que significa "pagar o analista para não saber quem sou" em "Ideologia", de Cazuza
Quem era o rockstar mais louco dos anos 1980, segundo Paulo Ricardo
Cazuza pode ser considerado gênio da música? Lobão opina
Morre Rogério Meanda, guitarrista que fez parte da Blitz e da carreira solo de Cazuza
O motivo pelo qual Cazuza não queria deixar Ney Matogrosso gravar "Pro Dia Nascer Feliz"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho


