Cazuza: Ele já reclamava de associar bandeira do Brasil com grupos reacionários
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de janeiro de 2022
Não é raro identificar bandeiras do Brasil em filmagens de protestos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro. Essa associação entre o símbolo nacional com movimentos considerados reacionários, entretanto, vem de longa data, como deixa claro uma entrevista de Cazuza para o apresentador Jô Soares realizada em 1988 e resgatada pelo canal #TBTSBT, no YouTube.
Quando o assunto surgiu no programa, Cazuza contou um caso em que cuspiu na bandeira do Brasil durante um show e isso acabou gerando uma polêmica. "Teve um show uma vez que tinha um cara na plateia. Ele me jogou uma bandeira do Brasil. Eu peguei a bandeira. Eu estava criticando o povo brasileiro. Para todos acordarem. Foi antes do surgimento do PT. Ele jogou essa bandeira e eu cuspi! Não sabia se seria preso. Depois joguei para o baixista, que ficou com a bandeira pendurada", disse.
Segundo Cazuza, sua atitude dividiu seus fãs e amigos. Vale lembrar que a entrevista foi realizada poucos anos depois da reabertura democrática no Brasil, que ocorreu em 1985. "Recebi milhões de cartas de fãs dizendo que também queriam cuspir na bandeira do Brasil! Muitos amigos meus ficaram putos comigo. Acharam que foi uma atitude idiota. Então, consegui o que eu queria. Uma polemicazinha!", comentou.
Para apimentar a discussão, Jô Soares argumentou que acha "complicado" entregar o símbolo do país para esse grupo político mais reacionário. "O que eu acho complicado de cuspir na bandeira é que você entrega o símbolo do país para uma faixa radical e reacionária. A bandeira não é o símbolo do exército nem do capitalismo", disse o apresentador.
Cazuza, por fim, explicou que a bandeira poderia não conter os dizeres "Ordem e Progresso". "As cores da bandeira carregam o símbolo da família Orleans e Bragança. Depois colocaram ‘Ordem e Progresso’. Não dá para mudar a bandeira. Acho ‘Ordem e Progresso’ meio ruim. Gosto muito mais de liberdade. Progresso é legal. Ordem, não sei. Não precisava ter frase nenhuma. Ela podia ser verde e amarela, com a bola e umas estrelinhas. Não gosto de frases em bandeiras. Vamos fazer um movimento para tirar ‘Ordem e Progresso’ da bandeira?", se perguntou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
Ambush e Krisiun são anunciados como atrações do Bangers Open Air
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir


As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
O álbum específico em que Cazuza trocou festa por política: "Amadureceu do dia pra noite"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os dois motivos que levaram Renato Russo a recusar parceria musical que Cazuza ofereceu


