Cazuza: Ele já reclamava de associar bandeira do Brasil com grupos reacionários
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de janeiro de 2022
Não é raro identificar bandeiras do Brasil em filmagens de protestos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro. Essa associação entre o símbolo nacional com movimentos considerados reacionários, entretanto, vem de longa data, como deixa claro uma entrevista de Cazuza para o apresentador Jô Soares realizada em 1988 e resgatada pelo canal #TBTSBT, no YouTube.
Quando o assunto surgiu no programa, Cazuza contou um caso em que cuspiu na bandeira do Brasil durante um show e isso acabou gerando uma polêmica. "Teve um show uma vez que tinha um cara na plateia. Ele me jogou uma bandeira do Brasil. Eu peguei a bandeira. Eu estava criticando o povo brasileiro. Para todos acordarem. Foi antes do surgimento do PT. Ele jogou essa bandeira e eu cuspi! Não sabia se seria preso. Depois joguei para o baixista, que ficou com a bandeira pendurada", disse.
Segundo Cazuza, sua atitude dividiu seus fãs e amigos. Vale lembrar que a entrevista foi realizada poucos anos depois da reabertura democrática no Brasil, que ocorreu em 1985. "Recebi milhões de cartas de fãs dizendo que também queriam cuspir na bandeira do Brasil! Muitos amigos meus ficaram putos comigo. Acharam que foi uma atitude idiota. Então, consegui o que eu queria. Uma polemicazinha!", comentou.
Para apimentar a discussão, Jô Soares argumentou que acha "complicado" entregar o símbolo do país para esse grupo político mais reacionário. "O que eu acho complicado de cuspir na bandeira é que você entrega o símbolo do país para uma faixa radical e reacionária. A bandeira não é o símbolo do exército nem do capitalismo", disse o apresentador.
Cazuza, por fim, explicou que a bandeira poderia não conter os dizeres "Ordem e Progresso". "As cores da bandeira carregam o símbolo da família Orleans e Bragança. Depois colocaram ‘Ordem e Progresso’. Não dá para mudar a bandeira. Acho ‘Ordem e Progresso’ meio ruim. Gosto muito mais de liberdade. Progresso é legal. Ordem, não sei. Não precisava ter frase nenhuma. Ela podia ser verde e amarela, com a bola e umas estrelinhas. Não gosto de frases em bandeiras. Vamos fazer um movimento para tirar ‘Ordem e Progresso’ da bandeira?", se perguntou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância


As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
O álbum específico em que Cazuza trocou festa por política: "Amadureceu do dia pra noite"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os dois motivos que levaram Renato Russo a recusar parceria musical que Cazuza ofereceu


