Nirvana: a história do clipe de "Smells Like Teen Spirit", maior sucesso da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de janeiro de 2022
Todo fã de rock and roll que tenha o mínimo de vergonha na cara já viu o clipe de "Smells Like Teen Spirit", música mais popular da banda Nirvana. O vídeo, que ajudou o trio a se tornar um fenômeno de popularidade, mostra Kurt Cobain e seus parceiros tocando o hit para uma plateia entediada, que vai se animando gradativamente, até transformar a apresentação em uma completa bagunça.
Dirigido por Sam Bayer, o vídeo foi inspirado em dois filmes: "Rock ‘N’ Roll High School", comédia musical que conta com a participação dos Ramones e "Over The Edge", filme punk adolescente.
Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana, queria fazer um clipe inspirado nas duas produções acima citadas, ambas lançadas em 1979, 12 anos antes da música ser lançada. A ideia inicial era que as líderes de torcida tivessem uma aparência de nerd e carregassem o famoso "A" de anarquia nos peitos, enquanto os figurantes tocariam o terror. Porém, o diretor não queria nada disso, conforme relatado em matéria que narra a história da música, publicada no site da revista Classic Rock.
Bayer não queria o caos, tampouco cheerleaders com caras de nerds homenageando a anarquia. É claro que a divergência gerou problemas. "Era como se estivéssemos na escola, e ele era o professor malvado", afirmou Cobain, que chegou a chamar Sam de "pequeno Napoleão", alusão ao militar francês.
Apesar das diferenças, o resultado foi o melhor possível. Como todos sabem, o clipe invadiu a programação da MTV e demais canais de TV. O clipe ainda faz um sucesso absoluto, tanto que já foi visto mais de 1 bilhão de vezes no Youtube. Caso você nunca tenha assistido, aperte o play e se divirta!
"Smells Like Teen Spirit" é a faixa que abre "Nevermind", segundo trabalho de estúdio do Nirvana. O álbum, que possui uma capa icônica, apresenta em seu tracklist outros hits, como "Lithium", "In Bloom" e "Come As You Are". O disco recentemente ganhou uma edição comemorativa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Slipknot e Marilyn Manson se apresentarão no The Town 2027
O que o Nightwish pedia para Anette Olzon mudar no palco, segundo a própria
Jet anuncia show em São Paulo para abril de 2027
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Documentário da reunião do Oasis ganha data de estreia no streaming

Nirvana homenageado no MTV Video Music Awards 2026
A curiosa reação de Billy Corgan ao ouvir "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez
Dave Grohl apostava mais em "In Bloom" do que em "Smells Like Teen Spirit"
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Butch Vig citou John Lennon pra convencer Kurt Cobain nas gravações de "Nevermind"
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
O motivo pelo qual o U2 transformou o rock em uma "piada doentia", segundo Kurt Cobain
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
A banda em que Dave Grohl tocou e que ele ainda sonha que possa reviver algum dia
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana


