Black Pantera lança o single "Fogo nos Racistas"
Por cristiane batista
Postado em 19 de fevereiro de 2022
Depois de "Padrão é o Caralho", lançado em 21 de janeiro, o trio de rock pesado Black Pantera lança mais uma pedrada: o single "Fogo nos Racistas" (Rodrigo Pancho/Chaene da Gama/Charles Gama) no dia 18 de fevereiro. A música faz parte de Ascensão, disco que será lançado dia 11 de março pela gravadora Deck.
Feita em cima de um groove pesado de baixo e bateria, vocais viscerais e guitarras furiosas, a música é "uma canção forte, direta e extremamente necessária. Seu nome carrega em si um poder combativo, tal como nosso posicionamento em relação ao racismo hoje, tão mortal e latente", explica o baixista Chaene da Gama.
Na letra, que exalta nomes importantes da luta antirracista como Django Livre e Luís Gama, também o recado: "Não precisamos tomar nada de ninguém, só nos deixe ir reconquistar o nosso espaço. De janeiro a janeiro, todo dia, o ano inteiro, de março a março"; "A ascensão do império preto, o império contra-ataca, o lado negro da força aqui só fode com reaça" e, no refrão, um grito potente, "que vem da alma", como dizem: "Fogo nos racistas. Eu disse, fogo nos racistas. Expõe pra queimar!".
"Quando falamos em fogo nos racistas, falamos em expor e queimar o preconceito e tudo que ele visa destruir. A ideia é que toda pessoa que luta contra isso traz esse fogo dentro de si", aponta Chaene, dando pistas também do que o público pode esperar com o clipe da música. O trabalho traz referências a Ogum, Orixá do fogo, do metal e da guerra, um boneco trajado de supremacista da Ku Klux Klan (organização terrorista criada depois da Guerra Civil Americana para perseguir e assassinar negros) sendo queimado, e a participação especialíssima de Madá, conterrânea mineira que viveu em regime de escravidão por 38 anos até ser liberta de seu cativeiro em 2020. "Só de vê-la gravando conosco, já valeu tudo que fizemos até aqui", dizem.
E as novidades não param por aí! A banda é nome confirmado no line-up do palco Sunset no Rock in Rio no dia 02 de setembro, dedicado ao Metal, convidando a banda Devotos. "É uma felicidade enorme poder participar de um dos maiores festivais do planeta, tocando em um palco gigantesco e podendo amplificar o nosso discurso. E ao lado de uma banda que pra gente é referência. Estamos muito felizes!", comemora o baterista Rodrigo Pancho.
Charles Gama, guitarrista e vocalista, complementa e faz coro: "Vai ser um dia foda, um dia massa. A gente sempre assistiu o festival e dessa vez o nosso nome está lá e isto está sendo maravilhoso. Estamos preparando um super show pra galera".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Lemmy: sob investigação, em 2008, por exibir insígnia nazista
Três bandas de heavy metal que não possuem nenhum membro fundador em suas formações



5 álbuns que marcaram Chaene da Gama, do Black Pantera
As duas bandas que são destaque e representam o futuro do Metal no Brasil
O brasileiro que descobriu Black Pantera e Los Hermanos bem antes da fama (não é o Naldo)



