A fundamental diferença entre nazismo e comunismo segundo Tico Santta Cruz
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de fevereiro de 2022
O compositor Tico Santa Cruz, do Detonautas, utilizou suas redes sociais para jogar luz em uma dúvida sobre política que costuma rondar as conversas sobre o tema. Afinal, qual a diferença entre nazismo e comunismo? Segundo o vocalista, a fundamental questão que separa as duas ideologias é que uma é sobre "raça" e outra sobre "economia".
"Nazismo é sobre impor à humanidade uma raça superior. Exterminando assim todas as outras raças que não sejam arianas: Judeus, Ciganos, Pretos, latinos (você meu irmão e minha irmã Brasileiro). Nazistas acreditavam que poderiam criar uma população livre de pessoas com qualquer tipo de deficiência física ou mental – matando-as. E o mundo seria composto por super homens e super mulheres – física e intelectualmente de acordo com as premissas nazistas de Hitler.
Comunismo é sobre economia; sobre o proletariado deter os meios de produção. Enquanto no capitalismo a elite econômica explora o trabalho de milhões de pessoas pagando salários muito baixos ou escravizando pessoas para obter lucro, segundo Marx os trabalhadores deveriam se organizar e obter os meios de produção dividindo entre todos o que foi gerado. No Comunismo não importa a sua raça", explicou Tico Santa Cruz.
Ainda no mesmo post, o músico aproveitou para explicar sua visão sobre ditaduras. Segundo ele, toda ditadura é criminosa, seja de direita ou de esquerda, mas o comunismo não pode sr considerado crime.
"Agora vamos à confusão e ao problema: ditaduras são sobre Governos autoritários que tiram as liberdades de seu povo em nome de um objetivo que faz parte do grupo que chegou ao poder. Toda ditadura é criminosa, seja de direita ou de esquerda e devem ser criticadas. Por que então o Nazismo é crime e o Comunismo não? Porque os conceitos são diferentes. As motivações são diferentes. Marx não estimulava ninguém a exterminar outras pessoas por sua origem, gênero ou raça. Hitler sim! O Comunismo é um sistema econômico. Bom? Eu não acho. O Nazismo é um sistema de crença numa RAÇA SUPERIOR. Bom? Nem precisamos responder, porque é óbvio que não deve ser nem cogitado. A maneira como o Comunismo foi implementada através de ditaduras matou muitas pessoas? Sim! Por conta da forma como esses líderes fizeram a leitura e instauraram em seus países. Então condena-se os líderes e não o conceito. Já no nazismo a premissa é o extermínio, não há outro objetivo. Por isso é crime. Ficou claro? Você não gosta de comunismo e nem de Nazismo? Eu também não. Mas um comunista não vai tentar te matar porque você é judeu, preto, cigano, latino, pessoa com Deficiência… Já um Nazista vai!", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


O megahit sertanejo que tornou competição nas rádios desleal, segundo Tico Santta Cruz


