A fundamental diferença entre nazismo e comunismo segundo Tico Santta Cruz
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de fevereiro de 2022
O compositor Tico Santa Cruz, do Detonautas, utilizou suas redes sociais para jogar luz em uma dúvida sobre política que costuma rondar as conversas sobre o tema. Afinal, qual a diferença entre nazismo e comunismo? Segundo o vocalista, a fundamental questão que separa as duas ideologias é que uma é sobre "raça" e outra sobre "economia".
"Nazismo é sobre impor à humanidade uma raça superior. Exterminando assim todas as outras raças que não sejam arianas: Judeus, Ciganos, Pretos, latinos (você meu irmão e minha irmã Brasileiro). Nazistas acreditavam que poderiam criar uma população livre de pessoas com qualquer tipo de deficiência física ou mental – matando-as. E o mundo seria composto por super homens e super mulheres – física e intelectualmente de acordo com as premissas nazistas de Hitler.
Comunismo é sobre economia; sobre o proletariado deter os meios de produção. Enquanto no capitalismo a elite econômica explora o trabalho de milhões de pessoas pagando salários muito baixos ou escravizando pessoas para obter lucro, segundo Marx os trabalhadores deveriam se organizar e obter os meios de produção dividindo entre todos o que foi gerado. No Comunismo não importa a sua raça", explicou Tico Santa Cruz.
Ainda no mesmo post, o músico aproveitou para explicar sua visão sobre ditaduras. Segundo ele, toda ditadura é criminosa, seja de direita ou de esquerda, mas o comunismo não pode sr considerado crime.
"Agora vamos à confusão e ao problema: ditaduras são sobre Governos autoritários que tiram as liberdades de seu povo em nome de um objetivo que faz parte do grupo que chegou ao poder. Toda ditadura é criminosa, seja de direita ou de esquerda e devem ser criticadas. Por que então o Nazismo é crime e o Comunismo não? Porque os conceitos são diferentes. As motivações são diferentes. Marx não estimulava ninguém a exterminar outras pessoas por sua origem, gênero ou raça. Hitler sim! O Comunismo é um sistema econômico. Bom? Eu não acho. O Nazismo é um sistema de crença numa RAÇA SUPERIOR. Bom? Nem precisamos responder, porque é óbvio que não deve ser nem cogitado. A maneira como o Comunismo foi implementada através de ditaduras matou muitas pessoas? Sim! Por conta da forma como esses líderes fizeram a leitura e instauraram em seus países. Então condena-se os líderes e não o conceito. Já no nazismo a premissa é o extermínio, não há outro objetivo. Por isso é crime. Ficou claro? Você não gosta de comunismo e nem de Nazismo? Eu também não. Mas um comunista não vai tentar te matar porque você é judeu, preto, cigano, latino, pessoa com Deficiência… Já um Nazista vai!", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
O megahit sertanejo que tornou competição nas rádios desleal, segundo Tico Santta Cruz


