A fundamental diferença entre nazismo e comunismo segundo Tico Santta Cruz
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de fevereiro de 2022
O compositor Tico Santa Cruz, do Detonautas, utilizou suas redes sociais para jogar luz em uma dúvida sobre política que costuma rondar as conversas sobre o tema. Afinal, qual a diferença entre nazismo e comunismo? Segundo o vocalista, a fundamental questão que separa as duas ideologias é que uma é sobre "raça" e outra sobre "economia".
"Nazismo é sobre impor à humanidade uma raça superior. Exterminando assim todas as outras raças que não sejam arianas: Judeus, Ciganos, Pretos, latinos (você meu irmão e minha irmã Brasileiro). Nazistas acreditavam que poderiam criar uma população livre de pessoas com qualquer tipo de deficiência física ou mental – matando-as. E o mundo seria composto por super homens e super mulheres – física e intelectualmente de acordo com as premissas nazistas de Hitler.
Comunismo é sobre economia; sobre o proletariado deter os meios de produção. Enquanto no capitalismo a elite econômica explora o trabalho de milhões de pessoas pagando salários muito baixos ou escravizando pessoas para obter lucro, segundo Marx os trabalhadores deveriam se organizar e obter os meios de produção dividindo entre todos o que foi gerado. No Comunismo não importa a sua raça", explicou Tico Santa Cruz.
Ainda no mesmo post, o músico aproveitou para explicar sua visão sobre ditaduras. Segundo ele, toda ditadura é criminosa, seja de direita ou de esquerda, mas o comunismo não pode sr considerado crime.
"Agora vamos à confusão e ao problema: ditaduras são sobre Governos autoritários que tiram as liberdades de seu povo em nome de um objetivo que faz parte do grupo que chegou ao poder. Toda ditadura é criminosa, seja de direita ou de esquerda e devem ser criticadas. Por que então o Nazismo é crime e o Comunismo não? Porque os conceitos são diferentes. As motivações são diferentes. Marx não estimulava ninguém a exterminar outras pessoas por sua origem, gênero ou raça. Hitler sim! O Comunismo é um sistema econômico. Bom? Eu não acho. O Nazismo é um sistema de crença numa RAÇA SUPERIOR. Bom? Nem precisamos responder, porque é óbvio que não deve ser nem cogitado. A maneira como o Comunismo foi implementada através de ditaduras matou muitas pessoas? Sim! Por conta da forma como esses líderes fizeram a leitura e instauraram em seus países. Então condena-se os líderes e não o conceito. Já no nazismo a premissa é o extermínio, não há outro objetivo. Por isso é crime. Ficou claro? Você não gosta de comunismo e nem de Nazismo? Eu também não. Mas um comunista não vai tentar te matar porque você é judeu, preto, cigano, latino, pessoa com Deficiência… Já um Nazista vai!", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Vocalista Silje Wergeland anuncia saída do The Gathering
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"

O megahit sertanejo que tornou competição nas rádios desleal, segundo Tico Santta Cruz


