O dia em que Pitty defendeu Anitta e fez duras críticas ao machismo
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2022
Em 2014, a cantora Anitta passou a ser criticada por algumas pessoas após fazer covers de Pitty nos seus shows. A natureza dos comentários negativos, entretanto, não tinham a ver com a qualidade da versão da funkeira e sim com o fato dela vestir roupas muito curtas na hora de se apresentar.
Durante o programa de televisão Coletivation, ao ser questionada sobre sua opinião a respeito das críticas que Anitta estava sofrendo por cantar suas músicas, Pitty afirmou que gostou de como a cantora interpretou suas músicas e disse que essas críticas quanto ao tamanho das roupas não passam de uma visão machista da sociedade.
"É uma pena que ela tenha sido criticada. Eu achei interessante e divertido. Ela vem de outro universo. Entendi que as pessoas não estavam julgando e pensando na música, que é o que realmente importa. Cheguei a escrever sobre isso usando-a como exemplo. Queria falar sobre essa questão de que as pessoas reprimem muito especialmente as mulheres em relação a tudo. Em relação à roupa, comportamento... Chega! Percebo isso muito também em uma galera mais nova. Quero dizer que isso está errado. É fruto do machismo, embora muitas vezes as meninas nem saibam disso. É uma questão característica do machismo", afirmou.
Em outro trecho, Pitty explicou que muitas mulheres também carregam essa opinião machista dentro de si, mas isso seria fruto da sociedade paternalista.
"Não é culpa das mulheres. O machismo que as mulheres têm não é culpa delas. É culpa de a gente ser criada em uma sociedade paternalista. Se você cresce dentro de um determinado modelo, passa a acreditar que aquele modelo é o certo e único. Acho que cabe a nós chegar para essas meninas e mulheres que ainda têm esse machismo e dizer que isso não é legal e só atinge a você mesma. Se você critica outra pessoa, atinge você também. Porque todas somos uma. Eu vejo assim. Não vou ficar criticando minhas irmãs. É um sentimento de sororidade. Precisamos aprender a desenvolver isso. A gente aprende que se seu namorado ficou com outra em uma night, essa mulher é uma vagabunda. Não acho correto. A culpa é dele. Temos que debater isso", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps