Anthrax: Scott Ian diz que pensa em Cliff Burton toda semana
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de março de 2022
O guitarrista Scott Ian, da banda estadunidense de thrash metal Anthrax, concedeu entrevista à Metal Hammer. Durante a conversa, que teve trechos publicados no site da mencionada revista, o músico falou sobre os gloriosos anos 1980, período glorioso não apenas para o Anthrax, mas para o thrash em geral.
"Nós nos sentimos muito fortes e eu incluo o Metallica nisso - sobre o que estávamos fazendo musicalmente naquele momento e sabíamos que o mundo precisava ouvir. Nós realmente sentimos que tínhamos algo a dizer. Então, quando você está no palco, e você está olhando para 3.000 britânicos em sua primeira turnê na Inglaterra e eles estão enlouquecendo, eles estão cantando suas músicas, que ainda são novas para você (...) Todas as noites, todos nós saíamos e perguntávamos como tudo aquilo tinha acontecido. Isso realmente colocou as duas bandas no mapa do Reino Unido e conseguimos fazer isso juntos, o que tornou tudo muito melhor. Todas as noites eram uma celebração de o que estávamos trabalhando tão duro para realizar nos três ou quatro anos antes disso", afirmou o membro fundador do Anthrax.
Scott também falou sobre a sua amizade com o saudoso Cliff Burton, baixista que gravou os três primeiros discos do Metallica e chegou inclusive a ser preso com o guitarrista. "Tenho lembranças de correr com Cliff pelos corredores do hotel tarde da noite. Encontramos o quarto com os lençóis da lavanderia e me lembro de mijar neles, fazendo todo tipo de merda estúpida que você faria quando tinha 22 anos e acabou de terminar sua primeira turnê, todos os shows tiveram ingressos esgotados e você nunca tinha feito nada parecido em sua vida. Foi fabuloso e fantástico, uma experiência alucinante".
Porém, infelizmente, toda a alegria de Scott se transformou em tristeza dia 27 de setembro de 1986, quando o baixista morreu em um acidente com o ônibus do Metallica. "Claro, tudo foi do [ponto] mais alto dos máximos para o mais baixo dos mínimos menos de uma semana depois, é claro, na Suécia [país onde aconteceu o acidente]. Todos nós passamos por isso juntos novamente e, certamente, no contexto de estar em uma banda, acho que foi a pior coisa que já aconteceu a qualquer um de nós, completamente inconcebível e desconhecida. Mesmo todos esses anos depois, há partes de mim que ainda estão em negação sobre isso, como como isso poderia ter acontecido. Todo mundo praticamente saiu ileso [do acidente], mas perdemos Cliff. Ainda é tão inacreditável. Eu penso nele semanalmente. Eu tenho uma foto gigante [provavelmente, de Cliff] na minha casa".
Após a morte de Cliff, Scott e seus parceiros do Anthrax deram uma força para os integrantes do Metallica, como o guitarrista relatou na sequência. "Nós estávamos lá quando Kirk [Hammett, guitarrista] e James [Hetfield, guitarrista/vocalista] foram levados para o hotel em Copenhague [capital da Dinamarca] naquela noite, após o acidente. Ficamos com eles a noite toda. Acho que Lars tinha ido para a casa de seu pai, mas James e Kirk vieram para o hotel e tiveram que voar na manhã seguinte.
Lembro-me de Charlie [Benante, baterista] e Frankie [Bello, baixista] levando James para passear com ele pelo quarteirão algumas centenas de vezes para tentar limpar sua cabeça, enquanto eu ficava acordado a noite toda conversando com Kirk.
Eles voaram para casa e nós voamos de volta alguns dias depois, depois pegamos outro voo direto para São Francisco. Fiquei com James em seu pequeno apartamento na cidade por alguns dias e passamos todos os dias na casa da mãe de Kirk. Eu estava com James, Lars e Kirk e muitos amigos de outras bandas".
A situação ruim, no final das contas, rendeu alguns momentos memoráveis para Scott. "Foi assim que conheci Mike Bordin [baterista] do Faith No More, porque ele era super próximo de Cliff. Passamos uma semana, sabe, literalmente sentados na casa da mãe de Kirk, bebendo cerveja e contando histórias. Foi uma das experiências mais profundas e poderosas que os humanos podem passar juntos".
Cliff Burton gravou "Kill 'Em All" (1983), "Ride The Lightning" (1984) e "Master Of Puppets" (1986). O renomado baixista, que tinha 24 anos de idade quando morreu, foi substituído por Jason Newsted.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
Por que Dave Grohl fez 430 sessões de terapia em 70 semanas, segundo o próprio
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Dave Mustaine homenageia o ator Chuck Norris, falecido nesta sexta-feira


Anthrax publicará "carta de amor aos fãs" em maio
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Próximo disco do Anthrax será lançado em setembro, afirma Charlie Benante
Scott Ian diz que música nova do Anthrax será lançada em breve
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Thrash Metal: definição, origem e principais bandas do estilo mais veloz do metal


