Como o Aerosmith foi salvo pelo Run-D.M.C. com parceria em "Walk This Way"
Por André Garcia
Postado em 14 de março de 2022
Antigamente, antes do surgimento da internet, as rádios e a mídia eram especializadas, separadas por gêneros que eram água e óleo. Com isso, os fãs formavam tribos isoladas umas das outras, algo que a partir dos anos 80 começou a mudar.
Um ótimo exemplo foi "Beat It", do Michael Jackson, de 1982, que as rádios de rock tocavam pela guitarra de Eddie Van Halen e as rádios de R&B tocavam pelo cantor. Com isso, pela primeira vez, muita rádio rock tocou Michael Jackson, e muita rádio de R&B tocou Van Halen.
Em 1986, Aerosmith estava fora de moda e tinha perdido o contato com os hits em meio a graves conflitos internos, acabando assim esquecido pelos fãs em meio às mudanças musicais da virada dos anos 70 para os 80. O Run-D.M.C., por outro lado, estava na crista da crescente onda do hip hop, e tinha tudo para explodir em seu vindouro terceiro álbum.
Curiosamente, conforme publicou o site ultimateclassicrock.com, o primeiro elo entre Steven Tyler e companhia e DJ Run, Jam-Master Jay, e Darryl "D.M.C." McDaniels, o Run-D.M.C., foi feito pelo filho de Joe Perry.
"Eu ouvi uma música do Run-D.M.C. vindo do quarto do meu filho, Aaron", contou o guitarrista em entrevista ao Wall Street Journal, em 2014. "Aquilo era novo para mim, e eu gostei. Soava como um trem de carga. Um mês depois eu recebi uma ligação do produtor deles, Rick Rubin, dizendo que queria fazer um rap em cima de uma música nossa."
"Eu vasculhei toda a minha coleção atrás de uma música para o Run-D.M.C. criar pontes com outros gêneros musicais", disse Rick Rubin ao VH1. "'Walk This Way' tinha uma sensibilidade peculiar ao rock, mas, ao mesmo tempo, com poucas mudanças poderia funcionar como um hip hop."
O trio, que já conhecia a música, não se impressionou com a ideia por não saber como aquilo se encaixaria em seu estilo. Mesmo assim, a contra gosto, para agradar ao produtor fizeram o que chamaram de "versão fraca" da música.
"A gente não queria gravar aquilo", confessou McDaniels. "Oito horas depois recebemos uma ligação para voltarmos ao estúdio. Quando a gente chegou, lá estavam Joe Perry tocando o riff, e Steven Tyler na cabine cantando. Eu e Run sabíamos que a gente teria que levar a sério para não ficar para trás. Nós entramos na cabine e mandamos tão bem que Steven Tyler falou: 'Ae, deixa eu entrar aí com vocês!'"
A nova "Walk This Way" foi lançada em 4 de julho de 1986, chegando à quarta colocação nas paradas de pop e oitava nas paradas de R&B - a versão original dez anos antes não passou da décima. Mas o mais importante foi o clipe, que caiu nas graças da MTV mostrando ambos os grupos literalmente derrubando a barreira entre o rock e o rap, como pode ser visto abaixo.
O sucesso da faixa foi bom para todo mundo: Rick Rubin confirmou mais uma vez seu faro comercial; o Run-D.M.C. superou a marca de um milhão de cópias vendidas com "Raising Hell"(1986), primeiro álbum de hip hop a chegar ao topo das paradas de R&B; e o Aerosmith se redimiu com os fãs lançando "Permanent Vacation"(1987), que abriu as portas para seu reencontro com o sucesso comercial nos anos 90.
Em apresentação no Grammy, em 2020, ambos se juntaram para tocar ao vivo "Walk This Way", como pode ser visto no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps