Ghost: "Impera", quinto álbum de estúdio da banda, é oficialmente lançado; confira aqui
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de março de 2022
A banda Ghost, liderada pelo músico sueco Tobias Forge, lançou oficialmente nesta sexta-feira (11 de março) "Impera", o seu quinto álbum de estúdio. O trabalho de 12 faixas sucede "Prequelle", lançado em 2018.
"Impera" contou com a colaboração de Al Fakir e Vincent Pontare, que já trabalharam com as estrelas do pop Madonna e Lady Gaga. Durante entrevista concedida ao jornal norte-americano Pittsburgh Post-Gazette, Tobias contou como foi escrever novo material com os dois compositores suecos.
"Eles [Al e Vincent] são bons amigos meus e escrevemos bastante juntos (...). Normalmente, eu entro com algumas ideias para trabalhar e então nós começamos a partir daí. Já que eles são muito profissionais, trabalham juntos e também em conjunto com muitos artistas diferentes, eles sempre me dão um pouco de perspectiva externa. Mas eles têm outro objetivo para o que estou fazendo. Onde às vezes eu descartaria uma ideia minha, só porque achei previsível, eles podem se virar e dizer: ‘Devemos fazer isso, é assim que a música deve ser, porque soa muito como Ghost’ (...) Se eu estivesse sozinho na sala, talvez não tivesse pensado nisso", declarou o mentor do grupo.
Se você acha que política e religião não podem se misturar com a arte, é bom passar longe de "Impera". A faixa "Griftwood", por exemplo, é uma dura crítica ao político norte-americano Mike Pence, que foi vice-presidente dos EUA entre 2017 e 2020, período que o país foi presidido por Donald Trump. Tobias revelou a inspiração para a música em matéria assinada pelo jornalista Nick Ruskell, publicada no site da revista Kerrang em janeiro deste ano.
"Essa música é sobre ele e qualquer um como ele que está disposto a sujar tudo pelo que trabalhou. Eles definitivamente se qualificam para uma passagem de primeira fila para o inferno. O que é muito irônico, porque é nisso que eles acreditam. [Pessoas assim] se humilham completamente, e apenas comem m*rda da b*nda de alguém para conseguir o que eles estão tentando alcançar. Mais uma vez, ele é um símbolo para pessoas de todos os tempos, onde o jogo final é envolvido com algum tipo de [coisa] religiosa. Ele é conhecido como esse tipo de batedor da Bíblia, acreditando que ele tem uma fé forte, e ele é apenas uma pessoa horrível, horrível, de qualquer maneira. Ele tenta dizer ao mundo que serve a Deus, que faz parte do lado bom. Considerando que, no final das contas, a única coisa que ele quer é poder. Mas não precisa necessariamente ser tudo sobre ele. É sobre pessoas como ele: muitos políticos, muitos pregadores, muitos clérigos ao longo da história dos tempos", disparou o artista escandinavo que encarna o Papa Emeritus.
Na mesma entrevista, Tobias falou sobre outro personagem que aparece em "Impera", mas dessa vez, se trata de uma pessoa que ninguém sabe a identidade: Jack The Ripper, também conhecido como Jack, O Estripador. O famoso serial killer, que matou mulheres em Londres no Século XIX e nunca foi identificado, é retratado em "Respite On The Spitalfields", faixa que encerra o play.
"Ele [Jack] fez um enorme desfavor ao povo de Spitalfields e daquela parte de Londres, porque nunca foi pego. O que significava que, embora tecnicamente ele tivesse parado de matar em algum momento, as pessoas nunca tinham certeza de que ele não faria isso de novo. Então, muito tempo depois, deve ter havido medo, principalmente entre as mulheres, de que isso pudesse acontecer de novo, porque você não sabe onde ele está. Você não sabe onde ele está escondido. Você não sabe o que aconteceu".
O novo álbum do Ghost foi disponibilizado nas plataformas digitais e pode ser ouvido via Spotify no player abaixo. Aperte o play e confira "Impera", mais um trabalho que mostra o talento de Tobias Forge.
Álbum: "Impera"
Banda: Ghost (Suécia)
Data de lançamento: 11 de março de 2022
"Imperium"
"Kaisarion"
"Spillways"
"Call Me Little Sunshine"
"Hunter's Moon"
"Watcher In The Sky"
"Dominion"
"Twenties"
"Darkness At The Heart Of My Love"
"Griftwood"
"Bite Of Passage"
"Respite On The Spitalfields"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Revista Revolver destaca Deftones, Sleep Token e outros nomes em sua edição especial de 2025
A melhor música que David Ellefson ouviu em 2016, segundo o próprio
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Ghost: ser famoso e anônimo não andam de mãos dadas
O veterano que emocionou Fernanda Lira ao elogiar a Crypta


