Joakim Brodén, do Sabaton, comenta primeira música da banda que fala sobre uma mulher
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de abril de 2022
A banda de power metal sueca Sabaton é famosa por suas letras que falam sobre história militar. Sendo esse um ambiente mais masculino, é incomum que as músicas do quinteto sueco falem sobre mulheres.
Em entrevista coletiva organizada pela Nuclear Blast, o jornalista musical Gustavo Maiato perguntou para Joakim Brodén, vocalista do Sabaton, a respeito da música "Lady of the Dark", do último álbum "The War to End All Wars", que fala sobre a Primeira Guerra Mundial.
O jornalista lembrou que essa é a primeira música do Sabaton que tem como tema uma única mulher – a sérvia Milunka Savić. A outra composição da banda com foco em personagens femininos é a "Night Witches", sobre uma unidade de aviadoras soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial, mas "Lady of the Dark" é a primeira a tratar sobre uma única mulher em específico. Em sua resposta, Joakim Brodén explicou que, na verdade, não se importa muito com o fato de ser uma mulher ou um homem o alvo da letra.
"Nossa nova música 'Lady of the Dark' é sobre uma mulher. O fato de um personagem ser homem ou mulher não é o fator decisivo. O que analisamos é se seus feitos em combate são interessantes. Se for interessante e acontecer de essa pessoa ser uma mulher, isso é algo mais legal ainda, porque é algo mais único e diferente. É inesperado", comentou.
Em outro ponto, Joakim comentou sobre como surgiu seu uniforme cheio de detalhes camuflados e prateados e como surgiu sua mania de bater nos joelhos ao cantar.
"Esse meu uniforme foi o seguinte. Na época, estávamos filmando o vídeo da música ‘Attero Dominatus’. Queríamos algo diferente. A filmagem era em um bunker e precisávamos de algo especial. Um dos nossos guitarristas sugeriu que eu usasse essa roupa e foi estranho demais usar aquilo! Agora, acho normal! Agora, sobre a questão de bater no joelho, basicamente é porque não sei o que fazer com ela! Não tenho cabelo para bater cabeça!! Preciso fazer alguma coisa", explicou
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps