Rolling Stones: A última entrevista de Brian Jones, dias antes de sua morte
Por André Garcia
Postado em 23 de abril de 2022
Quando o assunto é Rolling Stones, muito provavelmente você pensa logo em Keith Richards e Mick Jagger. No entanto, o fundador da banda foi o guitarrista Brian Jones — seu líder e porta-voz nos primeiros anos.
Infelizmente, tanto a vida quanto a carreira dele foram tragicamente curtas. Quando morreu, em 1969, ele havia acabado de ser demitido da banda que fundou, por conta do seu pesado uso de drogas que acabou com sua capacidade de tocar e comprometia seriamente o futuro do grupo.
Ele, que já havia sido o integrante que mais representava os Rolling Stones perante a mídia, deu sua derradeira entrevista para Thomas Beyl, da publicação alemã Bravo, pouco após sua saída.
Rolling Stones - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a primeira pergunta foi sobre haver alguma possibilidade de retorno aos Stones, possibilidade essa prontamente rechaçada: "A dois anos atrás eu já queria sair, mas Mick me convenceu do contrário. Hoje não tem mais volta", cravou o guitarrista.
Ao ouvir do repórter que os fãs sentiriam sua falta, ele respondeu: "Diga a eles que eu terei minha própria banda em breve. A decisão será em algumas semanas. Talvez eu vá apenas produzir música. Eu só sei de uma coisa: eu quero ficar rico e finalmente faturar uma grana preta, que nem Mick e Keith."
Uma das frustrações que levou Brian a se afundar nas drogas foi ver a dupla Jagger-Richards praticamente monopolizar as composições dos Stones — aos moldes dos Beatles. Aquilo fez com que ele se sentisse menosprezado e sem espaço, como se a banda que ele concebeu tivesse sido roubada dele.
Ao colocar na vitrola um disco de música africana composto apenas por tambores, Brian declarou: "A pura música folk africana, gravada de noite na rua. Isso sim é música. Eu vou compor músicas nesse estilo."
Thomas Beyl definiu o estado do primeiro ex-integrante dos Rolling Stones como "sombrio e deprimido" em seu artigo. Mas provavelmente nem ele imaginava que a situação fosse tão grave. Poucos dias após a publicação da entrevista, Brian Jones foi encontrado morto em sua piscina, aos 27 anos, envolto em circunstâncias jamais esclarecidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps