Como Kurt Cobain, do Nirvana, encarava ser chamado de vendido após "Nevermind"
Por André Garcia
Postado em 22 de abril de 2022
Kurt Cobain cresceu na pequena cidade de Aberdeen, onde bem cedo descobriu o punk rock. Ao longo de sua adolescência, ele seguiu os radicais e inflexíveis ideais punks, como o desprezo por artistas mainstream que ficavam milionários vendendo milhões de cópias — artistas esses imediatamente rotulados como "vendidos".
No entanto, ironicamente, foi exatamente isso que aconteceu com ele: o "Nevermind"(1991) em pouco tempo levou o Nirvana de quase anônimo ao topo das paradas da Billboard, desbancando Michael Jackson. Vendendo dois milhões de cópias, trouxe fama e dinheiro a Kurt Cobain, o colocando justamente naquela posição que ele tanto desprezava.
Assim, o que dizia o líder do Nirvana da acusação dos jovens e idealistas fãs de punk de que após "Nevermind" ele era um vendido? Conforme publicado pela Kerrang, a resposta dele foi: "Eu não culpo o típico garoto de 17 anos do punk rock por me chamar de vendido. Eu entendo. Talvez quando eles crescerem um pouco, perceberão que a vida é mais que viver seus ideais rock 'n' roll tão a ferro e fogo."
Desconfortável com as vendagens de "Nevermind", Kurt tentava relativizar seu sucesso o comparando com o de outras bandas: "Nós podemos ter vendido dois milhões de discos, mas o Poison, que para mim não passa de uma b*sta, vendeu sete ou 12 milhões. Eu não sei exatamente quanto, mas vendeu muito mais."
"Vender 10 milhões te faz pensar… há mesmo tanta gente assim que realmente gosta da banda? A resposta é não. Aquilo apenas virou uma modinha. Talvez dois milhões realmente curtam. Mas eu estou feliz com dois milhões. Como eu poderia reclamar disso? No começo eu estava convencido de que apenas algumas centenas se identificariam com a gente."
O interesse por "Nevermind" não diminuiu com o passar dos anos, nem com a morte de Kurt e nem com fim do movimento grunge. Em três décadas, a marca de 10 milhões citada pelo vocalista foi ultrapassada apenas nos Estados Unidos.
Totalizando 16,7 milhões de cópias certificadas, "Nevermind" está em trigésimo na lista dos álbuns mais vendidos da história. Em vendas estimadas, está empatado em 30 milhões com obras como "The Wall" (1979), "Brothers in Arms" (1985), "Supernatural" (1999) e "Appetite for Destruction" (1987).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
O músico brasileiro que está colaborando com o álbum solo de Roy Khan
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock


O que Kurt Cobain realmente pensava sobre as letras do Nirvana, segundo o próprio
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O clássico que mudou o rock e tem bateria herdada da pista de dança dos anos 70
A música do Faith No More que nasceu no dia em que o mundo soube da morte de Kurt Cobain
O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain


