O dia que Paulinho Moska tretou com Renato Russo e falou mal de "Pais e Filhos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2022
No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, estava ocorrendo uma transição no rock nacional, em um cenário composto por bandas antigas, como a Legião Urbana, e novas, como os Inimigos do Rei. Foi aí que Paulinho Moska, vocalista dos Inimigos, resolveu alfinetar Renato Russo e dizer que "Pais e Filhos" – grande sucesso da Legião – não merecia todo esse reconhecimento.
Em entrevista datada do início dos anos 1990 e transcrita pelo canal do Júlio Ettore, Paulinho Moska comentou sobre uma ocasião em que ele comparou a música da Legião Urbana com o sucesso de sua banda "Uma Barata Chamada Kafka" e disse que as duas estariam no mesmo nível.
"’Pais e Filhos’ não diz nada a mais do que já foi dito e não vai mudar a vida das pessoas. Hoje em dia ninguém vai mudar nada com o que diz, essa coisa ridícula de achar que a letra de música tem de ter uma bandeira. O Renato é um cara deprimido, com problemas. Quando comparei as duas músicas, não estava levantando a bola da ‘Barata’, e sim baixando a bola de ‘Pais e Filhos’", comentou.
A banda Inimigos do Rei teve como maior sucesso o registro homônimo de 1989. Além da música "Uma Barata Chamada Kafka", outros sucessos do disco foram as canções "Adelaide" e "Mamãe Viajandona".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps