Ritchie Blackmore comenta o instrumental que lançou como homenagem a Jon Lord
Por André Garcia
Postado em 25 de maio de 2022
Um dos membros fundadores do Deep Purple, o tecladista John Lord foi um dos maiores do rock quando o assunto é o icônico órgão hammond. Além disso, ele foi também um dos pioneiros na introdução de elementos de música clássica no rock pesado.
Conforme publicado pela Guitar, seu ex-colega Ritchie Blackmore declarou que ele foi seu melhor amigo no Deep Purple. Tanto que foi tão tocado por seu falecimento que fez em sua homenagem a música instrumental "Carry On… Jon".
Ritchie Blackmore começou contando como conheceu Jon Lord: "Eu estava morando em Hamburgo quando recebi uma carta de Chris Curtis [baterista do The Searchers] dizendo: 'Vem para cá, estou precisando de você.' Eu fui para a Inglaterra e encontrei Chris, que visivelmente estava sob efeito de algum medicamento."
Conforme narrado pelo guitarrista, o diálogo entre eles foi o seguinte:
Ritchie Blackmore: Quem está nessa banda?
Chris Curtis: Jon Lord.
Ritchie Blackmore: Quem vai tocar baixo?
Chris Curtis: Eu.
Ritchie Blackmore: E quem vai tocar bateria?
Chris Curtis: Eu mesmo.
Ritchie Blackmore: Ah, é?
Chris Curtis: E eu vou tocar a guitarra principal também. Você vai fazer a segunda guitarra.
"Foi assim que formamos o Deep Purple", contou Blackmore. "[Eu e Jon] nos conhecemos, e os agentes acharam [Curtis] meio maluco. Quando nos encontramos, eu disse para Jon Lord: 'Chris Curtis… aquele cara é meio esquisito, né?', e ele respondeu: 'Sim.' John foi provavelmente meu melhor amigo na banda [Deep Purple]. Quando [ele] faleceu, aquilo me afetou mais do que eu imaginava que fosse. Tanto que escrevi a música 'Carry On… Jon'. Inclusive, é muito difícil tocar ela ao vivo sem ficar emocionado. Essa é para Jon."
Confira abaixo a faixa "Carry on… Jon":
Jon Lord fez parte do Deep Purple até 2002, quando saiu em carreira solo, e morreu uma década depois, no dia 16 de julho de 2012. No ano seguinte, Ritchie Blackmore deu uma entrevista para a NJ com Candice Night para promover o álbum "Dancer and the Moon" (2013), do Blackmore's Night. Nela, o guitarrista comentou a faixa "Carry On... Jon".
"Nós estávamos presos na nevasca: eu, o engenheiro [de som] e o produtor. Sem nada para fazer, eu disse: 'Tenho um instrumental vagamente finalizado. Vocês querem tentar?' Eu a escrevi no calor do momento, já tinha uma melodia bem melancólica, aí comecei a pensar sobre Jon. Pensei em talvez ter uma parte de órgão, como uma homenagem a ele. Pat Regan é um organista experiente. Eu o guiei em algumas coisas, como riffs e a forma que Jon tocava sincopado com a mão direita."
"Então, foi uma ideia jogada na mesa que deu em alguma coisa. Foi um presente para Jon, minha forma de agradecer a ele por todos aqueles anos. É difícil falar quando alguém me pergunta o que eu achava do Jon, eu prefiro tocar uma canção. Nós não teríamos feito [a música] se não tivesse sido pela neve. Talvez Jon tenha causado a nevasca...", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026

Os álbuns dos anos 1970 que já foram considerados heavy metal, segundo a Loudwire
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
10 álbuns dos anos 70 que já foram chamados de heavy metal
Ian Gillan revela inveja que Luciano Pavarotti sentia de sua liberdade artística
Para Ian Gillan, ninguém toca "Smoke on the Water" como Ian Paice (sobrou para Lars Ulrich)
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn
Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal


