Shavo Odadjian, baixista do System Of A Down, conta quais álbuns mudaram sua vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de maio de 2022
O músico Shavo Odadjian, baixista da banda System Of A Down, contou ao jornalista Dave Everley, colaborador da revista Metal Hammer, quais álbuns mudaram a sua vida. A lista é ampla e inclui vários nomes da música pesada, como Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Pantera, Slayer e Public Enemy.
System Of a Down - Mais Novidades
Confira abaixo quais foram os discos que transformaram a vida de Shavo Odadjian, além de um pequeno relato sobre cada um dos registros.
"Creatures Of The Night" - Kiss
"Esse foi o primeiro disco que eu tive em minhas mãos que era meu. Depois que nos mudamos para a América nos anos 70, eu vi o Kiss em um programa de TV. Fiquei impressionado com o fato de que eles estavam usando toda essa merda louca [maquiagem] e tocando essa música louca. Foi para mim algo como: ‘Uau, eu quero fazer isso’.
Meu pai dirigia um trailer de comida, e uma das paradas foi em uma gravadora. Ele conheceu Gene Simmons e Gene comeu em seu trailer. Então, meu pai disse: ‘Meu filho tem seis ou sete anos, ele é fã do Kiss’. Gene deu a ele o disco que eles estavam mixando, e era ‘Creatures Of The Night’.
Eu sabia cada palavra de cada música [do disco]. Até minha mãe conhecia as músicas. Conheci Gene Simmons e disse a ele que era um grande fã, mas nunca contei essa história a ele".
"Dirty Deeds Done Dirt Cheap" - AC/DC
"Meu aniversário estava chegando, e minha mãe disse: ‘Vou comprar um disco para você, qual disco você quer?’. Eu respondi: ‘Qualquer um do AC/DC’. Ela escolheu esse disco porque a capa estava limpa, não havia sangue ou qualquer coisa parecida".
"Blizzard Of Ozz" - Ozzy Osbourne
"Disco imortal. Eu me interessei [pelo disco] quando estava começando a tocar guitarra (...). O riff de ‘Crazy Train’ é um riff muito complexo, mas é muito legal. Se eu pegar uma guitarra, toco aquele riff para aquecer meus dedos".
"Licensed To Ill" - The Beastie Boys
"É outro disco que eu escutei várias vezes e minha mãe conhecia. Ela cantava [as faixas] ‘Girls’ e ‘Brass Monkey’".
"It Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back" - Public Enemy
"É pesado, é sombrio, não é um rap feliz. É: ‘Eu tenho algo para te dizer e é melhor você me ouvir’. Eu não pensava nisso como algo para pessoas pretas ou brancas, eu pensava nisso como uma coisa foda. A cor da pele nunca me importou. Vamos lá, eu sou armênio. Sou alguém que veio para a América como estrangeiro. Estou sempre do lado do azarão".
"Vulgar Display Of Power" - Pantera
"Quando era adolescente, eu tinha um emprego em um restaurante de comida em Glendale [Califórnia, EUA]. Eu era um balconista de loja de laticínios. Meu chefe era um grande metaleiro, e ele disse: ‘Vá comprar este álbum, se você não gostar, eu vou te pagar por isso’.
Eu não conhecia as coisas do Slayer neste momento, e [Pantera] era a coisa mais pesada do mundo para mim. (...) Eu os vi naquela turnê. Eu estava no pit e meu sapato voou, então eu encontrei outro sapato para o mesmo pé, coloquei de volta e corri de volta para o pit. Então, eu juro que encontrei meu sapato velho quando estava pronto, então, eu o calcei e fui para casa. O sapato voltou para mim!".
"Reign In Blood" - Slayer
"Eu tinha a fita cassete, e o melhor de tudo era que o álbum cabia de um lado, então, terminava e começava de novo.
Quando saímos em turnê com o Slayer, eu tinha que estar no pit sempre que eles tocavam ‘Raining Blood’ e ‘Angel Of Death’. Não importava o que eu estivesse fazendo, eu poderia estar nos fundos fazendo uma entrevista, mas eu ia na frente, ouvia a música, então corria para os bastidores e terminava a entrevista".
"Sabbath Bloody Sabbath" - Black Sabbath
"Um dos meus álbuns favoritos. A faixa-título soa muito bem, a seção no meio é perfeita. Há três bandas cujos primeiros cinco ou seis álbuns são perfeitos: Sabbath, Led Zeppelin e Metallica".
"Walk Among Us" - Misfits
"Este álbum é incrível, é quase como essas velhas canções doo-wop, mas no estilo punk rock: ‘Mamãe, posso sair e matar hoje à noite?’. Vamos lá, você não pode deixar de enlouquecer com isso".
"Enter The Wu Tang Clan (36 Chambers)" - Wu Tang Clan
"Vá ouvir esse disco. Esse disco é heavy metal, punk rock e hip hop, com letras que são poesia".
"Revolver" - The Beatles
"Eu conheci os Beatles enquanto eu estava crescendo, mas era Daron [Malakian, guitarrista do System Of A Down] que era um grande fã. Ele me disse: ‘Vá ouvir esses álbuns’. As músicas desse disco são incríveis. ‘Eleanor Rigby’, ‘Tomorrow Never Knows’… essas músicas têm essas estranhas vibrações de sonho. Não sei como um humano as escreveu. Isso mudou minha vida, porque me fez um compositor melhor. Artistas inspiram artistas. Você tem que ouvir e desenvolver seu cérebro".
A playlist abaixo apresenta duas músicas de cada um dos discos. Aperte o play e boa diversão!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps