Jacoby Shaddix, do Papa Roach, nasceu desabrigado e viu família desmoronar
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de maio de 2022
O músico californiano Jacoby Shadixx, conhecido por ser vocalista do Papa Roach, está há mais de duas décadas fazendo música de qualidade e viajando pelo mundo com sua banda. Definitivamente, muitas pessoas gostariam de levar a vida que o frontman leva atualmente. Porém, nem tudo foi um mar de rosas na vida de Jacoby, como ele relatou durante entrevista concedida à jornalista Dannii Leivers, colaboradora da revista Metal Hammer.
A situação dramática de Jacoby começou logo cedo, quando ele era um bebê. "Meu pai era um veterano da Guerra do Vietnã. Ele voltou e queria se desconectar da sociedade (...). Moramos em uma van por um tempo, então, quando eu tinha dois anos, moramos em uma barraca. Depois disso, moramos em uma tenda por um ano. Minha mãe me contou histórias sobre cozinhar ao ar livre e sobre como eles cavavam uma vala e se agachavam sobre ela, iam ao banheiro e depois chutavam a terra bem em cima do que haviam feito", relembrou o vocalista.
Traumas causados pela guerra
Jacoby contou como a Guerra do Vietnã ajudou a fazer sua família desmoronar. "A bagagem e os destroços que ele tinha na cabeça, crescendo em uma família de alcoólatras disfuncionais, depois sendo convocado e indo para a guerra, destruíram o coração do meu pai. Ele gostava de heroína e festas quando estava fora, e trouxe isso para casa com ele. A coisa começou a ficar fora de controle novamente e ele não estava realmente aparecendo [em casa]".
É claro que a situação ficou insustentável e a relação dos pais de Jacoby acabou. "Ele desaparecia por uma semana ou mais, voltava e depois desaparecia por mais 10 dias. Eventualmente, minha mãe deu um basta. Eu tinha oito anos quando eles se separaram e nove quando ela se casou novamente. Então, eu não precisei mais assistir [meu pai] lutar [contra os problemas]. Isso me doeu profundamente. Eu era seu pequeno ajudante e, de repente, não tinha essa pessoa na minha vida. Foi uma decisão difícil para minha mãe, mas quando olho para trás, tinha que acontecer. Não era uma vida saudável para ela".
Reencontro com o pai e uma valiosa lição
Mais de uma década após a separação, Jacoby resolveu procurar por seu pai e tentar uma reconciliação. "Eu o procurei quando tinha 21 anos e descobri que tinha duas meias-irmãs. Nós nos sentamos no topo de uma colina, fumamos um e eu imediatamente perguntei a ele: ‘O que diabos aconteceu com você?’. Ele me contou tudo sobre sua infância e as atrocidades de ser convocado para uma guerra e matar pessoas. Entender como a violência crua, verdadeira e absoluta destruiu meu pai, me fez perceber que não queria participar da violência em minha própria vida. Eu nunca estive em uma briga na minha vida. Eu tenho 45 anos. Foi isso que aprendi com meu pai: que presente incrível de toda essa dor e trauma".
Perdão e música para o pai
Além de ter reencontrado com seu pai, Jacoby o perdoou e inclusive escreveu uma música sobre o tema, "No Apologies", faixa de "Ego Trip", disco mais recente do Papa Roach. "Ele estava apenas fazendo o melhor que podia com as cartas que recebeu em sua vida. Não há necessidade de você pedir desculpas para mim, velho. Não há má vontade em relação a você. Eu te perdoo totalmente, tudo o que tenho é amor. Cheguei a esse momento algumas vezes na minha vida e então me vejo ressentido novamente. Tem sido um processo para mim", finalizou.
"Ego Trip", décimo primeiro álbum de estúdio do Papa Roach, foi lançado dia 8 de abril de 2022.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas


Papa Roach lança "Wake Up Calling", uma de suas músicas mais emocionais
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Riff de guitarra de "Last Resort", do Papa Roach, foi criado pelo baixista no piano


