Led Zeppelin era uma banda de heavy metal? Geddy Lee dá seu veredito
Por André Garcia
Postado em 16 de maio de 2022
Uma das maiores influências de Geddy Lee e do Rush, como ele próprio já deixou claro, é o Led Zeppelin. Surgido em 1968, a partir das cinzas do Yardbirds, em pouco tempo se tornou um dos principais nomes do rock pesado e uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Se aquilo que o Led Zeppelin fazia pode ser considerado ou não como heavy metal, é motivo de intermináveis discussões em mesas de bar. E, conforme publicado pela Louder Sound, o lendário baixista do Rush deu seu veredito.
"O termo 'heavy metal' não cabe no [Led] Zeppelin, porque eles foram muito mais que uma banda de heavy metal. Eles tinham um som que era uma constante surpresa. Eles pegaram suas influências e ousaram coisas que as bandas de metal nem sequer poderiam conceber, talvez devido às letras de Robert Plant. Ele tinha uma grandiloquência tolkieniana em suas letras, muita gente não curte isso, mas eu curto. Eu adoro o imaginário que ele explora. É a combinação disso com a forma como Jimmy toca guitarra, com sua bagagem de blues, que dá à música deles muito mais profundidade que uma típica banda de heavy metal."
E Geddy Lee sabe do que fala, afinal de contas, ele não apenas ouviu os álbuns do Led Zeppelin como já teve a experiência de assistir ao vivo em seu auge.
"Eu tive o prazer de ver eles na turnê do 'Led Zeppelin IV', no Maple Leaf Gardens [Toronto, Canadá]. Se não me falha a memória, eles abriram com 'Black Dog', e eu fiquei pasmo com o peso deles. É uma grande música de riff, mas que tem a confiança de tocar aquele riff, que é do c*ralho, e deixar ele se desenrolar. Aí entra Robert Plant cantando, um em resposta ao outro… Ninguém fazia aquilo. Ninguém tinha coragem de fazer aquilo."
"Aquela não foi a primeira vez que eu assisti eles, [a primeira] foi em 18 de agosto de 1969. Eles fizeram dois shows, eu estava no primeiro. Eu fui com John Rutsey e Alex [Lifeson], nós passamos horas na fila, mas conseguimos sentar na segunda fileira! E, vou te falar, eles não pisaram no palco, eles levitaram! Eles literalmente botaram a casa a baixo, porque depois do show o forro de gesso estava caindo do teto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Wacken Open Air anuncia mais de 55 atrações confirmadas para 2026
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Muitos se lembram de um show do Led Zeppelin que talvez não tenha acontecido
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham


