Led Zeppelin era uma banda de heavy metal? Geddy Lee dá seu veredito
Por André Garcia
Postado em 16 de maio de 2022
Uma das maiores influências de Geddy Lee e do Rush, como ele próprio já deixou claro, é o Led Zeppelin. Surgido em 1968, a partir das cinzas do Yardbirds, em pouco tempo se tornou um dos principais nomes do rock pesado e uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal.
Se aquilo que o Led Zeppelin fazia pode ser considerado ou não como heavy metal, é motivo de intermináveis discussões em mesas de bar. E, conforme publicado pela Louder Sound, o lendário baixista do Rush deu seu veredito.
"O termo 'heavy metal' não cabe no [Led] Zeppelin, porque eles foram muito mais que uma banda de heavy metal. Eles tinham um som que era uma constante surpresa. Eles pegaram suas influências e ousaram coisas que as bandas de metal nem sequer poderiam conceber, talvez devido às letras de Robert Plant. Ele tinha uma grandiloquência tolkieniana em suas letras, muita gente não curte isso, mas eu curto. Eu adoro o imaginário que ele explora. É a combinação disso com a forma como Jimmy toca guitarra, com sua bagagem de blues, que dá à música deles muito mais profundidade que uma típica banda de heavy metal."
E Geddy Lee sabe do que fala, afinal de contas, ele não apenas ouviu os álbuns do Led Zeppelin como já teve a experiência de assistir ao vivo em seu auge.
"Eu tive o prazer de ver eles na turnê do 'Led Zeppelin IV', no Maple Leaf Gardens [Toronto, Canadá]. Se não me falha a memória, eles abriram com 'Black Dog', e eu fiquei pasmo com o peso deles. É uma grande música de riff, mas que tem a confiança de tocar aquele riff, que é do c*ralho, e deixar ele se desenrolar. Aí entra Robert Plant cantando, um em resposta ao outro… Ninguém fazia aquilo. Ninguém tinha coragem de fazer aquilo."
"Aquela não foi a primeira vez que eu assisti eles, [a primeira] foi em 18 de agosto de 1969. Eles fizeram dois shows, eu estava no primeiro. Eu fui com John Rutsey e Alex [Lifeson], nós passamos horas na fila, mas conseguimos sentar na segunda fileira! E, vou te falar, eles não pisaram no palco, eles levitaram! Eles literalmente botaram a casa a baixo, porque depois do show o forro de gesso estava caindo do teto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps