Tobias Forge e a importância do Iron Maiden na história do Ghost
Por Bruce William
Postado em 15 de maio de 2022
Tobias Forge, o músico por trás do Ghost, esteve na edição de 8 de maio do programa "My Planet Rocks" da rádio Planet Rock, onde fez uma lista com canções de rock que o inspiraram. E conforme relatou o Blabbermouth, dentre músicas de bandas como Rammstein, Foo Fighters, Killing Joke e Metallica, estava também "Blood Brothers" lançada pelo Iron Maiden em 2000.
E ao ser perguntado sobre a importância do Iron Maiden para o Ghost, Tobias explicou que eles exercem uma influência imensa, "Tanto em termos musicais quanto de produção de palco. E também há a questão da ética e perseverança no trabalho, algo que sempre me inspirou muito", disse o músico.
E ninguém menos que Steve Harris, baixista fundador do Iron Maiden, revelou em 2013 que era muito fã do Ghost: "Realmente gosto muito deles ao vivo, prefiro vê-los ao vivo do que ouvir os discos, aliás. Gosto de verdade da forma como se comportam no palco. Eles têm influências dos anos 70, com as quais cresci e que andam meio sumidas, então realmente gosto do clima que eles criam", disse Steve na época.
Mas vamos voltar ao depoimento do Tobias: "Quando jovem, ouvi o 'Live After Death' (álbum ao vivo do Iron Maiden de 1985) e decidi me tornar um músico profissional pra sair em turnês", conta. "Eu já sabia que as bandas excursionavam, mas foi vendo as fotos e datas que eles colocaram no 'Live After Death' que eu comecei a entender como funcionavam as coisas. Peguei um mapa e fui marcando os lugares onde eles tocaram, quando e como. Na capa desse disco há muitas informações sobre a vida na estrada".
Em 2017, o líder do Ghost havia contado a mesma história mas com detalhes diferentes para Gastão Moreira, do Kazagastão, em um vídeo que pode ser visto neste link.
Os anos 90 foram um pouco medievais para muitas das bandas de metal dos anos 80
Tobias prossegue: "Os anos 90 foram um pouco medievais para muitas das bandas de metal dos anos 80 e devo dizer que depois que Bruce (Dickinson) saiu (em 1993), eu não me fiquei muito fã do Blaze Bayley. Depois ele explica que, naquela época pré-internet, você acabava investindo mais de seu tempo para várias coisas - inclusive ouvir discos - e na sequência ainda revela por qual motivo acabou meio que deixando o Maiden de lado naquela época: "Em 1995, quando eles lançaram o primeiro disco com Blaze ("The X Factor") eu estava absorto em coisas de death/black metal, então estava sem tempo pra prestar muita atenção. Mas, claro, fiquei surpreso quando Bruce voltou para a banda e eles ainda por cima fizeram esse retorno triunfante. Preciso dizer que o 'Brave New World', disco de retorno do Bruce, foi e ainda é um trabalho incrivelmente bem construído… Esse disco é realmente muito bom do início ao fim".
Tobias conclui: "É incrível que uma banda com 20 anos de carreira profissional ainda tenha conseguido adicionar músicas ao seu repertório já fantástico e alucinante. Acho que 'Blood Brothers' é uma música que eles ainda estão tocando na maioria de seus shows, mas eles poderiam facilmente tocar 10 músicas desse disco".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$425 a R$1.590; confira os preços
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
O hino do metal moderno cuja introdução nasceu de forma "telepática"
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes


O pior disco do Ghost, de acordo com a Metal Hammer
A música inspirada em Ozzy Osbourne que "surgiu do nada" e mudou a história do Ghost
Quando ninguém conhecia o Ghost, James Hetfield os viu só de cuecas
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire


