Deep Purple: Ian Gillan relembra perrengues e dificuldades do começo de carreira
Por André Garcia
Postado em 07 de maio de 2022
Não importa a época, vida de banda em começo de carreira é sempre marcada por todo tipo de perrengues e dificuldades, na esperança de um lugar ao sol com o sucesso. E nem mesmo Ian Gillan, um dos mais influentes vocalistas do rock pesado e do heavy metal, escapou disso.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para Nicky Horne, em 2016, ele falou sobre o segredo do sucesso e o lado ruim de estar no Deep Purple. Além disso, ele relembrou ainda seus tempos de vacas magras quando entrou para a banda.
"Eu estava vivendo de biscoitos de cachorro. Eu enchia os bolsos com biscoitos de cachorro quando eu passava por um pet shop. Por uns três dias eu vivi me alimentando daquilo, vivendo num apartamento com meio pote de [pó de] café, mas sem água quente para preparar. Foi assim que eu aprendi a fazer [café] frappé com uma colher de [pó de] café. [Você] bota água e sacode."
"Eu estava ganhando 10 libras [cerca de 65 reais] com o Deep Purple na época. [Juntando] dava 20 libras quando nós [ele e o baixista Roger Glover, com quem ele morava] entramos para a banda. Quando Roger queria sair, eu tinha que tirar as calças e dar para ele; quando eu queria sair, ele tinha que tirar a camisa e me dar. Tínhamos apenas uma muda de roupa para nós dois!"
Ian Gillan e Roger Glover entraram para o Deep Purple em 1969, quando eles eram anônimos, e a banda ainda não tinha conseguido emplacar. A sorte deles mudou com o lançamento do clássico "In Rock" [1970], e o estrelato chegou em 1972 com "Machine Head" e "Made in Japan", alavancados pelo estouro do hit "Smoke on the Water".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O baixista lendário com quem Eddie Van Halen achava que teria de disputar espaço


Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O lendário guitarrista que o fenomenal Ritchie Blackmore considera superestimado
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar


