Deep Purple: Ian Gillan relembra perrengues e dificuldades do começo de carreira
Por André Garcia
Postado em 07 de maio de 2022
Não importa a época, vida de banda em começo de carreira é sempre marcada por todo tipo de perrengues e dificuldades, na esperança de um lugar ao sol com o sucesso. E nem mesmo Ian Gillan, um dos mais influentes vocalistas do rock pesado e do heavy metal, escapou disso.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para Nicky Horne, em 2016, ele falou sobre o segredo do sucesso e o lado ruim de estar no Deep Purple. Além disso, ele relembrou ainda seus tempos de vacas magras quando entrou para a banda.
"Eu estava vivendo de biscoitos de cachorro. Eu enchia os bolsos com biscoitos de cachorro quando eu passava por um pet shop. Por uns três dias eu vivi me alimentando daquilo, vivendo num apartamento com meio pote de [pó de] café, mas sem água quente para preparar. Foi assim que eu aprendi a fazer [café] frappé com uma colher de [pó de] café. [Você] bota água e sacode."
"Eu estava ganhando 10 libras [cerca de 65 reais] com o Deep Purple na época. [Juntando] dava 20 libras quando nós [ele e o baixista Roger Glover, com quem ele morava] entramos para a banda. Quando Roger queria sair, eu tinha que tirar as calças e dar para ele; quando eu queria sair, ele tinha que tirar a camisa e me dar. Tínhamos apenas uma muda de roupa para nós dois!"
Ian Gillan e Roger Glover entraram para o Deep Purple em 1969, quando eles eram anônimos, e a banda ainda não tinha conseguido emplacar. A sorte deles mudou com o lançamento do clássico "In Rock" [1970], e o estrelato chegou em 1972 com "Machine Head" e "Made in Japan", alavancados pelo estouro do hit "Smoke on the Water".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra


