Após calote de Kanye West, King Crimson processa Universal por uso de sampler
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de maio de 2022
A banda de rock progressivo King Crimson está processando o rapper Kanye West após o mesmo utilizar um trecho do clássico "21st Century Schizoid Man" em sua música "Power", lançada em 2010. Conforme noticiou o portal Revolver, o artista fez uso de uma seção do hit, mas a gravadora Universal não honrou o compromisso de pagar pelos direitos do material. O compositor Robert Fripp, do King Crimson, utilizou suas redes sociais para comentar o caso.
"Essa disputa se arrasta por muitos anos de maneira desnecessária, em minha opinião. Dois membros da banda que gravaram a música já até faleceram. Há uma longa história a ser contada. Provavelmente ela surpreenderia inocentes, pessoas comuns e decentes que acreditam que alguém deve ser pago de forma equitativa por seu trabalho. E no dia de pagamento acordado", disse.
Na seção de comentários do post de Robert Fripp, os fãs se mostraram surpresos com o fato de Kanye West ter dado calote no uso do sampler.
"Eu não sabia que o sampler originalmente não foi pago. Considerando o quanto da música é usada na íntegra, a ideia de que Kanye apenas pensou que poderia se safar me deixa incrédulo. Fora isso, é a besteira usual da indústria fonográfica de usar a contabilidade criativa para tirar dos músicos seus royalties legítimos. Admito que acho engraçado que Kanye roubou música de ‘In The Court of the Crimson King’ e foi parar no tribunal com ‘King Crimson’", brincou um fã.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps