Sammy Hagar revela que empresário do Van Halen provocou sua saída da banda
Por André Garcia
Postado em 04 de maio de 2022
Não é uma tarefa simples para uma banda de sucesso perder seu vocalista e frontman e continuar em alta. Entre as poucas bandas que conseguiram realizar esse feito estão Black Sabbath, AC/DC e Van Halen.
Com a saída de Dave Lee Roth em 1985, em seu lugar entrou Sammy Hagar, com quem o grupo de 86 a 95 lançou quatro bem sucedidos álbuns. No entanto, a parceria chegou ao fim em 1996, quando a situação ficou feia. O motivo? O novo empresário da banda, segundo contou o vocalista em entrevista para Jim Norton e Jim Florentine em 2016 na Opie Radio.
"Nós nos divertimos muito por nove anos, no último ano que a coisa ficou feia. Mas foi porque o novo empresário chegou e começou a manipulação. Ele chegava para Eddie [Van Halen] e dizia: 'Ei, você vai deixar esse cara mandar na banda?'"
"Aquela era minha banda, era eu que tomava todas as decisões. Sabe, eles me perguntavam: 'O que você acha?', e eu dizia, tipo: 'Ah, vamos fazer uma turnê em setembro para pegar o final do verão...' E eles diziam: 'Pode crer... boa ideia!'"
"Aí chegou aquele cara e começou a alfinetar Eddie: 'Aí, essa é a sua banda! Por que você está deixando esse cara mandar em você?' Porque eu não gostava do novo empresário, sabe, então ele envenenou a banda e nos separou. Se não fosse aquilo, estaríamos juntos até hoje."
Em entrevista disponível no YouTube, em 1996, logo após sua saída do Van Halen, Hagar contou como foi seu desligamento.
"Eu recebi uma ligação do Eddie na manhã do dia dos pais, dizendo, tipo: 'É muito frustrante para mim você nunca fazer nada do que eu te peço para fazer' Nunca houve esse tipo de problema em nossos 11 anos de parceria criativa. E acabou que ele disse: 'Você sempre foi um artista solo, então é melhor voltar a ser um artista solo'. Exatamente essas palavras! Eu fiquei arrasado!"
Apesar de todas as tensões e desavenças entre Sammy e Eddie, a gota d'água foi a briga em relação ao lançamento da coletânea "Best of Volume I" (1996): "Eu provavelmente sairia de qualquer forma no fim do ano. Se eles não quisessem gravar um álbum e fazer turnês e preferissem lançar a coletânea, eu cairia fora. Porque aquilo seria basicamente dizer que estávamos acabados."
Gary Cherone, vocalista do Extreme, foi o substituto de Sammy Hagar, com quem a banda lançou o flopado "Van Halen III" (1998). Em entrevista para Rolling Stone, Gary contou que "nosso empresário empresariava o Van Halen e o Extreme ao mesmo tempo, ele chegou para mim e disse: 'Você quer fazer um teste na banda?' Eu pensei que ele estava brincando!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Slash promete que o próximo disco do Guns vai "engrenar rápido", e explica mudanças nos shows
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
O solo de uma nota que Eddie Van Halen elegeu como um dos maiores; "um tapa na cara dos virtuoses"
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"
Kiko Loureiro conta quem foi o "guitarrista dos guitarristas"; "Van Halen tinha ele como Deus"


