Sammy Hagar revela que empresário do Van Halen provocou sua saída da banda
Por André Garcia
Postado em 04 de maio de 2022
Não é uma tarefa simples para uma banda de sucesso perder seu vocalista e frontman e continuar em alta. Entre as poucas bandas que conseguiram realizar esse feito estão Black Sabbath, AC/DC e Van Halen.
Com a saída de Dave Lee Roth em 1985, em seu lugar entrou Sammy Hagar, com quem o grupo de 86 a 95 lançou quatro bem sucedidos álbuns. No entanto, a parceria chegou ao fim em 1996, quando a situação ficou feia. O motivo? O novo empresário da banda, segundo contou o vocalista em entrevista para Jim Norton e Jim Florentine em 2016 na Opie Radio.
"Nós nos divertimos muito por nove anos, no último ano que a coisa ficou feia. Mas foi porque o novo empresário chegou e começou a manipulação. Ele chegava para Eddie [Van Halen] e dizia: 'Ei, você vai deixar esse cara mandar na banda?'"
"Aquela era minha banda, era eu que tomava todas as decisões. Sabe, eles me perguntavam: 'O que você acha?', e eu dizia, tipo: 'Ah, vamos fazer uma turnê em setembro para pegar o final do verão...' E eles diziam: 'Pode crer... boa ideia!'"
"Aí chegou aquele cara e começou a alfinetar Eddie: 'Aí, essa é a sua banda! Por que você está deixando esse cara mandar em você?' Porque eu não gostava do novo empresário, sabe, então ele envenenou a banda e nos separou. Se não fosse aquilo, estaríamos juntos até hoje."
Em entrevista disponível no YouTube, em 1996, logo após sua saída do Van Halen, Hagar contou como foi seu desligamento.
"Eu recebi uma ligação do Eddie na manhã do dia dos pais, dizendo, tipo: 'É muito frustrante para mim você nunca fazer nada do que eu te peço para fazer' Nunca houve esse tipo de problema em nossos 11 anos de parceria criativa. E acabou que ele disse: 'Você sempre foi um artista solo, então é melhor voltar a ser um artista solo'. Exatamente essas palavras! Eu fiquei arrasado!"
Apesar de todas as tensões e desavenças entre Sammy e Eddie, a gota d'água foi a briga em relação ao lançamento da coletânea "Best of Volume I" (1996): "Eu provavelmente sairia de qualquer forma no fim do ano. Se eles não quisessem gravar um álbum e fazer turnês e preferissem lançar a coletânea, eu cairia fora. Porque aquilo seria basicamente dizer que estávamos acabados."
Gary Cherone, vocalista do Extreme, foi o substituto de Sammy Hagar, com quem a banda lançou o flopado "Van Halen III" (1998). Em entrevista para Rolling Stone, Gary contou que "nosso empresário empresariava o Van Halen e o Extreme ao mesmo tempo, ele chegou para mim e disse: 'Você quer fazer um teste na banda?' Eu pensei que ele estava brincando!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
O músico que faz Dave Grohl se sentir insignificante: "Um grão de poeira musical"
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
A frase que Ritchie Blackmore ouviu de Eddie Van Halen que mostra como ele era humilde
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
Arjen Lucassen diz que "entre 30 e 50" gravadoras recusaram o Ayreon; "Eles riram de mim"
Megadeth toca "The Conjuring" em show de São Paulo; confira o setlist
A música do Judas Priest que ficou fora de "Top Gun" por decisão da banda
Solito e Casagrande, ex-jogadores do Corinthians, assistem show do Megadeth em São Paulo
A banda que deu esperança a Billy Idol, de acordo com o próprio
A banda que era boa e virou careta, repetitiva e burocrática, segundo Sérgio Martins
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Guitarrista do Twisted Sister cita Queen e Van Halen ao defender shows sem Dee Snider
O cover do ZZ Top que o Van Halen tocou pela última vez no Brasil
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Van Halen disponibiliza show "Live Without a Net" na íntegra online
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda


