Grandes bateristas de rock/heavy metal que morreram nos últimos anos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de maio de 2022
O mundo da música pesada perdeu alguns de seus grandes nomes nos últimos anos, principalmente entre os bateristas. Desde 2016, alguns gênios das baquetas partiram dessa para a melhor, deixando muita saudade nos fãs.
A lista abaixo, elaborada por Mateus Ribeiro, apresenta alguns desses ícones, que infelizmente, não estão mais entre nós. Confira grandes bateristas do rock and roll/heavy metal que morreram nos últimos anos.
Taylor Hawkins
Data de nascimento: 17 de fevereiro de 1972
Data da morte: 25 de março de 2022
O baterista do Foo Fighters foi encontrado morto no quarto do hotel que estava hospedado, em Bogotá (Colômbia). Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, a perícia encontrou dez substâncias no corpo de Hawkins. Além disso, o coração do músico estava com o dobro do peso e do tamanho.
Durante a sua passagem pelo Foo Fighters, que se iniciou em 1997, Taylor Hawkins gravou oito álbuns de estúdio. Em um de seus últimos shows, ele declarou que amava Dave Grohl e que se não fosse pelo frontman, seria um entregador de pizzas.
Charlie Watts
Data de nascimento: 2 de junho de 1941
Data da morte: 24 de agosto de 2021
Charlie Watts, lendário baterista da banda Rolling Stones entre 1963 e 2021, faleceu aos 80 anos. A causa de sua morte não foi revelada. "É com imensa tristeza que anunciamos a morte de nosso amado Charlie Watts. Ele faleceu pacificamente em um hospital de Londres hoje cedo cercado por sua família", diz o comunicado emitido pelo grupo no dia do falecimento.
A morte do influente Charlie causou comoção na comunidade da música e muitos rockstars prestaram suas homenagens.
Joey Jordison
Data de nascimento: 26 de abril de 1975
Data da morte: 26 de julho de 2021
Um dos maiores bateristas de sua geração, Joey Jordison foi um dos fundadores da banda Slipknot e permaneceu no grupo entre 1995 e 2013. Em julho de 2021, o músico faleceu aos 46 anos, de causas que não foram reveladas.
Como era de se imaginar, a morte de Joey pegou fãs e músicos de surpresa. O talentoso Joey recebeu várias homenagens, inclusive da banda que ele fundou e foi um dos pilares.
Neil Peart
Data de nascimento: 12 de setembro de 1952
Data da morte: 7 de janeiro de 2020
O lendário baterista do Rush, que passou por dramas familiares a partir da década de 1990, teve um final de vida aparentemente doloroso, já que estava lutando contra o câncer (o que foi mantido em segredo). Em janeiro de 2020, foi anunciada a morte de Neil Peart, um dos maiores bateristas de todos os tempos.
Recentemente, o vocalista/baixista Geddy Lee informou que Peart não queria tornar a sua luta pública. "[Neil] não queria que ninguém soubesse [sobre sua doença]. Ele simplesmente não queria (...). E nós o fizemos. E isso foi difícil. Não posso dizer que foi fácil, porque não foi fácil. E estava em andamento. Seu diagnóstico foi... Ele teve 18 meses no máximo, e foram três anos e meio. Então, foi um fluxo constante de nós irmos vê-lo, dando-lhe apoio. O que a família dele teve que viver foi muito difícil".
Nick Menza
Data de nascimento: 23 de julho de 1964
Data da morte: 21 de maio de 2016
Nascido em Munique (Alemanha), Nick Menza foi o baterista da formação clássica do Megadeth e gravou os trabalhos mais emblemáticos do grupo liderado por Dave Mustaine, com destaque para "Rust In Peace".
Um baterista que misturava técnica e precisão, Nick Menza chamava a atenção pelas suas apresentações enérgicas e cheias de vida. Ironicamente, o músico faleceu em cima de um palco, enquanto se apresentava com sua banda OHM, por conta de um ataque cardíaco.
A inesperada morte de Nick deixou até mesmo seu ex-parceiro Dave Mustaine chocado.
Para ouvir uma playlist com três músicas gravadas por cada um dos bateristas, acesse o player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps