Fernanda Lira ensina para Rafael Bittencourt sua técnica de gutural e fry scream
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de maio de 2022
A vocalista e baixista Fernanda Lira (ex-Nervosa, Crypta) participou do podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt (Angra). Durante o bate papo, a musicista explicou como funciona sua técnica vocal de fry scream e deu exemplos de como ela soa na prática.
A diferença entre fry e fry scream foi o primeiro assunto abordado por Fernanda Lira durante essa parte da entrevista. Depois, a artista explicou que está buscando se aperfeiçoar e comentou um pouco sobre a técnica do gutural do death metal.
"Descobri a professora Melissa Cross e ela me ajudou muito com o fry scream, que é a técnica que uso hoje em dia. O pessoal me vê ao vivo ou no disco e parece que faço muito esforço, mas na verdade é uma técnica delicada e sutil. Ela precisa de muita sutileza. O fry é o som, o fry scream é quando você coloca a voz. No caso do fry, é como um ruído de uma porta que está precisando de um WD. É tipo adolescente americana falando ou um bezerrinho. Já o scream, é quando você coloca uma voz por cima. Tem esse barulho, mas você começa a voz por cima. Você consegue articular palavras muito bem com essa técnica. Sem o fone, você vê que é baixinho e delicado. Hoje, estou buscando me aperfeiçoar. Estou lutando contra os vícios de posição etc. Na voz, esses vícios são limitantes. Agora que estou no death metal, a referência é o gutural. Tem muita coisa no peito", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O álbum de metal dos anos 80 que Ozzy Osbourne achava que todos deveriam ouvir
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho

Crypta abrirá próxima tour do Arch Enemy e The Black Dahlia Murder
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
Fernanda Lira revela as entrevistas mais legais que fez enquanto atuava como jornalista


