Beatles: Quem compôs o middle 8 de "And I Love Her"? John Lennon ou Paul McCartney?
Por André Garcia
Postado em 23 de junho de 2022
Uma das mais notáveis virtudes dos Beatles era sua impressionante capacidade de amadurecer e evoluir muito em pouco tempo. Prova disso é que apenas nove anos e seis meses separaram o lançamento de "Please Please Me" (1963) e "Abbey Road" (1969) — o primeiro e o último disco gravados pela banda.
"A Hard Day's Night" (1964) foi o terceiro trabalho dos quatro rapazes de Liverpool. E ele já mostrava um salto em relação aos antecessores com faixas como a que dá nome ao disco, "If I Fell" e "And I Love Her".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, segundo Paul McCartney contou a Barry Miles no livro Many Years From Now: "['And I Love Her'] foi a primeira balada minha que me impressionou. Ela tem acordes legais. 'Bright are the stars that shine, dark is the sky' [Claras são as estrelas que brilham, escuro é o céu], eu gosto da imagem das estrelas e o céu. Ela ainda resiste, e George tocou muito bem nela. Ela funcionou muito bem."
Em entrevista para David Sheff em 1980, John Lennon comentou essa música: "'And I Love Her' é Paul, de novo. Eu a considero a primeira 'Yesterday' dele. Sabe, a grande balada de 'A Hard Day's Night'. O middle 8 [trecho que difere do resto da música em letra e melodia], eu contribuí com aquilo."
Ouça o middle 8 de "And I Love Her" aqui.
No entanto, em Many Years From Now, McCartney negou a suposta contribuição de Lennon naquela canção: "Eu me lembro de John ter trabalhado nela… O middle 8 é meu. Eu diria que John provavelmente ajudou com o middle 8, mas ele não pode dizer "É meu". Eu o compus sozinho."
Mas, afinal de contas, quem fez o middle 8 de "And I Love Her", John Lennon ou Paul McCartney? Dick James, dono da empresa que cuidava dos direitos autorais dos Beatles, estava no estúdio quando o trecho foi criado. E, segundo ele, foi de autoria de ambos.
"Ela era uma música muito simples e bem repetitiva", disse Dick. "George Martin [o produtor] olhamos um para o outro com a mesma coisa passando em nossa cabeça. George Martin disse aos garotos: 'Dick e eu sentimos que falta um middle [8] na música. É muito repetitiva, precisa de algo para dar uma variada."
"Eu acho que foi John que gritou: 'Ok, vamos fazer uma pausa para um chá!' John e Paul foram para o piano, enquanto Mal Evans foi buscar o chá e uns sanduíches. Em meia hora eles compuseram, bem ali, diante de nossos olhos, um middle 8 muito construtivo para uma muito comercial canção. Por mais que não seja longo, mesmo assim tem os ingredientes certos para quebrar a repetitividade excessiva da melodia original", concluiu.
Ouça "And I Love Her" abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps