"Nirvana foi mais importante que os Beatles", diz Marcelo Damaso
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de junho de 2022
Que o Nirvana foi fundamental para o rock produzido ao longo da década de 1990, isso ninguém duvida. Mas será que Kurt Cobain e companhia foram mais importantes do que os Beatles?
Essa é a opinião de Marcelo Damaso, curador cultural e criador do festival Se Rasgum. O assunto surgiu durante sua participação no canal Corredor 5, no YouTube.
"O Nirvana para mim foi mais importante que os Beatles. Ele era aquele esquisito, quando o Kurt Cobain, meu boné da banda estava ali. Sentei na piscina do meu condomínio e comentei, mas ninguém conhecia. Eles só gostavam de axé. Todas essas mortes fiquei mal. A partir do Nirvana, fui ouvir outras bandas. Não sei se era ídolo, admiro. Agora, conseguimos enxergar o autor além da obra", disse.
Na seção dos comentários, a maioria dos internautas não concordou com Damaso. "Até gostar do Nirvana tudo bem, também gosto, mas dizer que eles foram mais importantes que os Beatles, aí não dá. Deixando de lado a admiração por esta ou aquela banda, sendo neutro. É incontestável que existe antes e depois dos Beatles! Eles marcaram época, tiveram grande influência na contracultura dos anos 60, assim como The Rolling Stones e outras bandas da época, muito mais expressivas", disse um inscrito.
Já outro disse que os Beatles foram revolucionários não só no âmbito musical, mas comportamental e estético. "Beatles não são apenas uma banda revolucionária. São um fenômeno histórico, cultural, musical, estético, comportamental. Ou seja: eles transcenderam a música. Antes deles o que rolava eram grupos vocais americano", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps