Ritchie Blackmore conta como conheceu Jimmy Page aos 16 anos, em 1961
Por André Garcia
Postado em 18 de julho de 2022
Já no começo dos anos 60, ainda adolescente, Ritchie Blackmore era considerado um dos mais prodígios e promissores guitarristas da Inglaterra. Depois de muito tocar em bandas de terceiros como músico de estúdio, em 1968 ele formou sua própria, o Deep Purple. E, assim, no começo dos anos 70, ele se tornou mundialmente conhecido por obras-primas como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972) — grandes influências para o surgimento do heavy metal.
Em 1975 ele deixou a banda para formar o Rainbow, tendo como vocalista outra figura lendária: Ronnie James Dio. Nessa fase de sua carreira, mais especificamente em 1978, conforme publicado pelo The Guardian, Blackmore deu uma sincera e esclarecedora entrevista para a Trouser Press. Entre outras coisas, ele revelou de quais álbuns do Deep Purple gostava (e quais não gostava), e contou como ele conheceu outro prodígio guitarrista de estúdio da época: o futuro fundador do Led Zeppelin Jimmy Page.
"Você e Jimmy Page ambos tocaram na banda de Neil Christian, certo?", perguntou o jornalista. Após dar uma risada e pensar por alguns segundos, o guitarrista respondeu.
"Eu estive às voltas com ele por cerca de um ano. Chris — seu verdadeiro nome — era uma pessoa meio bizarra de se trabalhar. Na verdade, Jimmy [Page] tocou com ele por uns três anos. Foi lá que eu conheci Pagey. Eu tinha 16 anos [1961]. Ele [já] era bom na época. Eu o avalio como um guitarrista tridimensional: ele tinha alcance, tinha ideias, mas não se pode ter tudo, então às vezes ele pecava um pouco no improviso."
Blackmore prosseguiu comparando Page a seu antigo colega de Yardbirds Jeff Beck: "Ele fica envolvido demais com a produção e tudo aquilo que envolve ser o líder de uma banda, enquanto alguém como Jeff Beck é totalmente o oposto. Jeff pode improvisar muito bem, mas eu não acho que ele possa escrever uma música — é sempre uma música de outra pessoa. Ele não tem muitas ideias, mas é um guitarrista brilhante."
Ainda na mesma entrevista, ele comparou o Deep Purple e o Led Zeppelin: "[Deep Purple na época do] 'In Rock' era a fórmula certa: músicos dinâmicos tocando com uma onda de força. Mas sem copiar o Led Zeppelin — as texturas eram muito mais variadas, o som era mais flexível."
Confira uma das gravações de Jimmy Page na banda de Neil Christian.
Confira uma das gravações de Ritchie Blackmore na banda de Neil Christian.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps