The Who: Os álbuns preferidos de Pete Townshend segundo sua biografia
Por André Garcia
Postado em 28 de agosto de 2022
O rock surgiu na segunda metade dos anos 50, nos Estados Unidos, e na década seguinte se descobriu e desenvolveu a passos largos na Inglaterra com o surgimento de bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who. Entre os músicos e compositores que despontaram na época entre os mais inovadores estava Pete Townshend.
Considerado o cérebro do The Who, sua obra inspirou os mais diferentes estilos de rock: "My Generation" (1965) influenciou o punk, "Tommy" (1969) influenciou o progressivo, e "Live at Leeds" (1970), o heavy metal. E, conforme publicado pela Far Out Magazine, segundo ele próprio em sua autobiografia, publicada em 2012, naquela época seus álbuns preferidos eram os revolucionários "Pet Sounds" (Beach Boys) e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (Beatles), de 1966 e 67, respectivamente.
Em turnê com o The Who na época que ouviu o "Sgt. Pepper's…" pela primeira vez, Pete escreveu: "O impacto causado [por aquele álbum] desafiou a todos os concorrentes; ninguém acreditava que os Beatles pudessem superar aquilo, ou que sequer se dariam ao trabalho de tentar."
Páginas adiante, ele relembrou: "Para mim, o 'Sgt. Pepper's…' e o 'Pet Sounds' dos Beach Boys redefiniram a música no século XX: atmosfera, essência, sombras e romance combinados de forma que você podia descobrir de novo, e de novo, e de novo. Nenhum dos dois álbuns faziam qualquer tipo de comentário social profundo, mas não eram as ideias o que importava. Ouvir música havia se tornado uma droga em si."
"Eu amava fumar 'unzinho' e ouvir meus dois álbuns preferidos, 'Sgt. Pepper's…' e 'Pet Sounds', e cada vez que eu ouvia, ouvia alguma coisa nova. Aqueles dois grandes álbuns apontaram o futuro, mas não ofereceram nenhuma ferramenta, código ou processo óbvio que levassem a uma porta. Eu estava sedento por mais que uma placa sinalizando o futuro, o que foram aqueles dois discos para mim."
Poucos anos depois, inspirado por aquele sentimento, Pete Townshend escreveu em "The Seeker" sua desesperada busca por respostas que dessem sentido à vida:
"Eu perguntei a Bob Dylan
Perguntei aos Beatles
Perguntei a Timothy Leary
Mas nem eles puderam me ajudar
Me chamam o buscador
Tenho procurado de cima a baixo
Eu não vou conseguir encontrar o que procuro
Até o dia da minha morte"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps