Journey: por que Arnel Pineda é diferente de todos os cantores que Neal Schon já viu
Por Igor Miranda
Postado em 23 de agosto de 2022
Atualmente, há dois tipos dominantes de fãs de Journey: aqueles que ainda sonham com a volta de Steve Perry aos vocais e os que aceitam e curtem o trabalho de Arnel Pineda, atual titular da função. Quem se encaixa na segunda opção certamente tem motivos para celebrar, já que a banda acabou de lançar seu terceiro álbum com o cantor, "Freedom", e retomou a atividade na estrada com uma turnê ao lado do Toto que já percorreu os Estados Unidos e pode vir em breve ao Brasil.
Journey - Mais Novidades
Em entrevista a IgorMiranda.com.br (vídeo disponível no YouTube), o guitarrista Neal Schon refletiu sobre a longevidade do trabalho com Arnel Pineda no Journey. O guitarrista foi convidado a refletir não apenas sobre a atuação do cantor em "Freedom", como também nos últimos 15 anos em que é parceiro do artista filipino.
Inicialmente, ele relembrou como a aposta em Arnel, encontrado a partir de vídeos no YouTube em tempos onde o lado multimidiático da internet ainda engatinhava, acabou dando certo em meio a tanta desconfiança. "Arnel é uma joia. Ele é mais incrível agora do que ele era quando o encontrei pela primeira vez em Manila, 15 anos atrás. Ele era sem-teto, estava na miséria. Eu estava procurando um novo cantor pro Journey e escolhi o YouTube para procurar o mundo todo. Quando ouvi a voz dele, sabia que era aquilo. Sem pensar duas vezes. Me acertou no coração. Sabia que ele era capaz. Mantive essa postura, apesar de muita resistência de dentro da banda e dos empresários. Todos achavam que eu era louco. Então a gente o trouxe pros EUA e ele provou que eu estava certo de novo", disse.
Na sequência, Schon apontou que Pineda é diferente de todos os cantores que já viu por ele ser um "camaleão". O termo foi usado pelo vocalista ser capaz de se adaptar a diferentes cenários com maestria, seja ao reproduzir os timbres de um gigante como Steve Perry ou dar um pouco de tempero próprio à sua performance.
"Outro dia fizemos um show e ele estava fenomenal o tempo inteiro. Soa como um disco toda noite. Ele está muito empolgado com a nossa nova direção, porque deixa ele mostrar o quão criativo ele consegue ser sem precisar emular nossos outros álbuns – o que é um requerimento pra qualquer vocalista entrando no Journey. É isso ou jogar fora todos os hits que temos. O que fazer? Começar do zero de novo? Não faz sentido. Então quando encontrei Arnel, sabia ter encontrado um camaleão, como nenhum outro cantor que eu havia visto. Ele é incrível. Adoro ele, ele é um guerreiro de verdade", afirmou.
Arnel Pineda e um "grande produtor de vocais"
Ainda durante a entrevista, Neal Schon falou sobre a performance de Arnel Pineda em "Freedom". O novo álbum do Journey, que já está disponível nas plataformas digitais via BMG, foi produzido pelo próprio guitarrista em parceria com o baterista Narada Michael Walden, que conduziu as gravações de vocal diretamente com Pineda.
"Deixei Narada e ele sozinhos para trabalhar só os dois. Queria que Arnel se sentisse confortável com Narada, porque eu sabia o quão bom ele havia sido com vocalistas no passado. Achei que seria a primeira vez que Arnel teria a oportunidade de trabalhar com um grande produtor de vocais como Narada Michael Walden, que já trabalhou com Whitney Houston, Mariah Carey, Aretha Franklin e muitos outros gigantes. Deixei ele em paz. Vi que menos era mais. E quando ouvi o resultado, achei fenomenal", concluiu.
A entrevista completa com Neal Schon pode ser assistida no player de vídeo a seguir, com legendas em português. O guitarrista compartilhou mais detalhes a respeito de "Freedom" e indicou que Journey e Toto pretendem vir ao Brasil com sua turnê conjunta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Josh Freese diz ter teorias sobre sua demissão do Foo Fighters
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram


Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Jonathan Cain confirma que deixará o Journey ao final da próxima turnê
O cara fedendo a leite que criou banda lendária após Santana o demitir por ousadia
Journey: veja garoto de oito anos cantar "Don't Stop Believin'"


