Journey: por que Arnel Pineda é diferente de todos os cantores que Neal Schon já viu
Por Igor Miranda
Postado em 23 de agosto de 2022
Atualmente, há dois tipos dominantes de fãs de Journey: aqueles que ainda sonham com a volta de Steve Perry aos vocais e os que aceitam e curtem o trabalho de Arnel Pineda, atual titular da função. Quem se encaixa na segunda opção certamente tem motivos para celebrar, já que a banda acabou de lançar seu terceiro álbum com o cantor, "Freedom", e retomou a atividade na estrada com uma turnê ao lado do Toto que já percorreu os Estados Unidos e pode vir em breve ao Brasil.
Em entrevista a IgorMiranda.com.br (vídeo disponível no YouTube), o guitarrista Neal Schon refletiu sobre a longevidade do trabalho com Arnel Pineda no Journey. O guitarrista foi convidado a refletir não apenas sobre a atuação do cantor em "Freedom", como também nos últimos 15 anos em que é parceiro do artista filipino.
Inicialmente, ele relembrou como a aposta em Arnel, encontrado a partir de vídeos no YouTube em tempos onde o lado multimidiático da internet ainda engatinhava, acabou dando certo em meio a tanta desconfiança. "Arnel é uma joia. Ele é mais incrível agora do que ele era quando o encontrei pela primeira vez em Manila, 15 anos atrás. Ele era sem-teto, estava na miséria. Eu estava procurando um novo cantor pro Journey e escolhi o YouTube para procurar o mundo todo. Quando ouvi a voz dele, sabia que era aquilo. Sem pensar duas vezes. Me acertou no coração. Sabia que ele era capaz. Mantive essa postura, apesar de muita resistência de dentro da banda e dos empresários. Todos achavam que eu era louco. Então a gente o trouxe pros EUA e ele provou que eu estava certo de novo", disse.
Na sequência, Schon apontou que Pineda é diferente de todos os cantores que já viu por ele ser um "camaleão". O termo foi usado pelo vocalista ser capaz de se adaptar a diferentes cenários com maestria, seja ao reproduzir os timbres de um gigante como Steve Perry ou dar um pouco de tempero próprio à sua performance.
"Outro dia fizemos um show e ele estava fenomenal o tempo inteiro. Soa como um disco toda noite. Ele está muito empolgado com a nossa nova direção, porque deixa ele mostrar o quão criativo ele consegue ser sem precisar emular nossos outros álbuns – o que é um requerimento pra qualquer vocalista entrando no Journey. É isso ou jogar fora todos os hits que temos. O que fazer? Começar do zero de novo? Não faz sentido. Então quando encontrei Arnel, sabia ter encontrado um camaleão, como nenhum outro cantor que eu havia visto. Ele é incrível. Adoro ele, ele é um guerreiro de verdade", afirmou.
Arnel Pineda e um "grande produtor de vocais"
Ainda durante a entrevista, Neal Schon falou sobre a performance de Arnel Pineda em "Freedom". O novo álbum do Journey, que já está disponível nas plataformas digitais via BMG, foi produzido pelo próprio guitarrista em parceria com o baterista Narada Michael Walden, que conduziu as gravações de vocal diretamente com Pineda.
"Deixei Narada e ele sozinhos para trabalhar só os dois. Queria que Arnel se sentisse confortável com Narada, porque eu sabia o quão bom ele havia sido com vocalistas no passado. Achei que seria a primeira vez que Arnel teria a oportunidade de trabalhar com um grande produtor de vocais como Narada Michael Walden, que já trabalhou com Whitney Houston, Mariah Carey, Aretha Franklin e muitos outros gigantes. Deixei ele em paz. Vi que menos era mais. E quando ouvi o resultado, achei fenomenal", concluiu.
A entrevista completa com Neal Schon pode ser assistida no player de vídeo a seguir, com legendas em português. O guitarrista compartilhou mais detalhes a respeito de "Freedom" e indicou que Journey e Toto pretendem vir ao Brasil com sua turnê conjunta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps