The Who: Joe Satriani fala de sua admiração por Pete Townshend
Por André Garcia
Postado em 20 de agosto de 2022
Um dos mais respeitados guitarristas do mundo, Joe Satriani é muito influenciado pelos mestres de sua aurora musical: entre eles Jimmy Page, Jimi Hendrix, Eric Clapton e Pete Townshend. O cérebro do The Who, se destacou não só como guitarrista, mas também como compositor e produtor. É de sua autoria algumas das primeiras óperas rock existentes, e algumas das mais memoráveis melodias do século.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para a Tone Talk este ano, Joe Satriani falou sobre a admiração que ele tem por Pete Towshend, um de seus primeiros ídolos.
"Eu cresci ouvindo as músicas que meus irmãos mais velhos ouviam no final dos anos 50 e começo dos anos 60. Eu não comecei a tocar até 1970. Eu tocava bateria quando era pequeno, quando tinha 9 anos. Eu amava os Beatles, os [Rolling] Stones… Tudo de 1966 realmente parecia construir a fundação daquilo que eu achava realmente ótimo. Jimmy Page, Tony Iommi, Jeff Beck, Pete Townshend, Keith Richards…"
"Eu trabalhei com [o produtor] Glyn Johns. Lembro que eu enchia ele de perguntas sobre como era trabalhar com Pete [Townshend]. Então muitas vezes ele me chocou dizendo que em algumas das músicas que eu perguntava, Pete tocava violão e cantava ao vivo no álbum. Eu ficava, tipo: 'Oi?!'"
"Muita gente se esquece de que tocar para o público e para um gravador no estúdio é uma arte em si. Requer um conjunto de talentos realmente específicos, muito diferente de meros talentos técnicos, ou capacidade de tocar trechos difíceis. É diferente de compor, relembrar seus passos, saber qual é sua deixa e essa coisa toda. Mas Pete era fora de controle. Quero dizer, ele podia simplesmente vender música e elevar o ânimo da plateia como ninguém."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps