A música da Legião que cita serviço anterior ao SUS
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2022
Antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas quem tinha carteira de trabalho podia ter acesso à saúde pública. Assim que funcionava o órgão INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. A música "Metrópoles", da Legião Urbana, fala um pouco sobre isso, confira abaixo.
"Por gentileza, aguarde um momento / Sem carteirinha não tem atendimento / Carteira de trabalho assinada, sim, senhor! / Olha o tumulto, façam fila, por favor".
Esse assunto foi comentado por Júlio Ettore em vídeo no seu canal em que conta curiosidades sobre essa música.
Legião Urbana - Mais Novidades
"A música ‘Metrópole’ era da época do Aborto Elétrico, banda punk que o Renato Russo teve antes da Legião Urbana. Essas letras abordavam temas sociais e políticos. A letra original dessa música é diferente da que entrou no disco ‘Dois’. Ela sugeria até mesmo suicídio na parte original, mas tudo foi modificado. Ela cita coisas que hoje são esquecidas, como o remédio merthiolate, que ardia demais. Também fala sobre saúde pública, narrando um caso de alguém que sofreu um acidente e vai procurar atendimento. Só que em 1986 não existia o SUS. Quem prestava esse serviço era o INAMPS, Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. Para ser atendido lá, precisava ter carteira de trabalho, por isso a letra cita esse documento. Quem era desempregado não tinha acesso à saúde pública", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps