O curioso motivo pelo qual Bob Dylan não usa seu verdadeiro nome
Por Bruce William
Postado em 18 de agosto de 2022
Em um corte da entrevista realizada em 2004 para o programa 60 minutes, conduzida pelo prestigiado jornalista norte-americano Ed Bradley e legendada em português pelo canal Podcast Cortes, Bob Dylan é questionado sobre o motivo pelo qual mudou de nome ainda no começo dos anos sessenta - seu nome de batismo é Robert Allen Zimmerman.
Bob Dylan - Mais Novidades
Ed Bradley pergunta para Bob: "Por que você sentiu que precisava trocar de nome?", que explica ter sido o reconhecimento que temos uma identidade própria que talvez outras pessoas ao seu redor não conheçam, por isso somos obrigados a começar tudo de novo. "Então você não se via como Robert Zimmerman?", questiona Ed, e Bob diz que "Por alguma razão nunca me vi assim". "Mesmo antes de você começar a se apresentar?", insiste Ed, e Bob confirma que sim: "Mesmo antes. Algumas pessoas nascem, sabe, com nomes errados, pais errados. Quero dizer, isso acontece".
Então Ed pergunta para Bob se a mudança de nome teve algo a ver com uma transformação de personalidade ou mudança de caráter, e o cantor revela que não, tudo havia sido predefinido do jeito que ele pensou, e que ele já era um personagem que existia por si mesmo.
Daí Ed quer saber o motivo pelo qual foi escolhido este nome, e o cantor respondeu: "Bem, acho que não sei. Eu estava conversando com o cara do Kiss uma vez, Gene Simmons. Ele costumava ter outro nome, não lembro qual era. E ele apenas disse que um dia isso surgiu em sua cabeça. Tem também os rappers... todos os rappers se dão nomes diferentes pois isso é o que eles sentem que são, sabe? Eles não são aquela pessoa que todo mundo conhece, quando iam para a escola. Eles estão em 'outra' e precisam de um novo nome".
O entrevistador pergunta para Bob se ele também "está nessa" e obtém como resposta: "Sim. Quero dizer, você se chama do jeito que você quer ser chamado, esta é a terra da liberdade".
Bob Dylan nega que adotou o nome por causa do poeta Dylan Thomas
Oficialmente se diz que Robert Allen Zimmerman, neto de imigrantes judeus russos (seu nome hebraico é Zushe ben Avraham), mudou seu nome para Bob Dylan em 2 de agosto de 1962 após testar alguns outros nomes tais como Elston Gunn e até mesmo Robert Allen, espécie de variação de seu nome verdadeiro.
No livro de memórias "Chronicles", Bob falou sobre aqueles tempos: "Aquela coisa do nome Elston Gunn foi apenas temporária. O que eu pretendia fazer quando saísse de casa era me chamar Robert Allen, era como eu me sentia, e era assim que meus pais me chamavam. Soava como o nome de um rei escocês, e eu gostava. Não havia quase nada de minha identidade que não estivesse inserido nele".
Mas após algum tempo se apresentando sob este nome, o músico achou melhor mudar para algo mais marcante. Ele experimentou nomes como Bob Dillon, Robert Dylan, Robert Allyn, até que chegou ao que sentiu ser o ideal, Bob Dylan, com o qual passou para a posteridade. "Sempre me chamaram de Robert ou Bobby, só que Bobby Dylan me parecia vulgar", explicou o músico. "Além do mais, já havia Bobby Darin, Bobby Vee, Bobby Rydell, Bobby Neely e muitos outros de nome Bobby".
Sobre a afirmação que ele escolheu este nome por causa do poeta Dylan Thomas, Bob disse o seguinte, em entrevista de 1966 a Jules Siegel: "Não mudei meu nome em homenagem ao Dylan Thomas, é só uma história. Fiz mais por ele do que ele fez por mim", finalizou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026

A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O fabuloso cantor que escolheu Bob Dylan como seu vocalista preferido
As três coisas que sempre irritam Bob Dylan, segundo o próprio
Os dois artistas que Bob Dylan considerava "relíquias do passado" nos anos 1980
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


