O curioso motivo pelo qual Bob Dylan não usa seu verdadeiro nome
Por Bruce William
Postado em 18 de agosto de 2022
Em um corte da entrevista realizada em 2004 para o programa 60 minutes, conduzida pelo prestigiado jornalista norte-americano Ed Bradley e legendada em português pelo canal Podcast Cortes, Bob Dylan é questionado sobre o motivo pelo qual mudou de nome ainda no começo dos anos sessenta - seu nome de batismo é Robert Allen Zimmerman.
Bob Dylan - Mais Novidades
Ed Bradley pergunta para Bob: "Por que você sentiu que precisava trocar de nome?", que explica ter sido o reconhecimento que temos uma identidade própria que talvez outras pessoas ao seu redor não conheçam, por isso somos obrigados a começar tudo de novo. "Então você não se via como Robert Zimmerman?", questiona Ed, e Bob diz que "Por alguma razão nunca me vi assim". "Mesmo antes de você começar a se apresentar?", insiste Ed, e Bob confirma que sim: "Mesmo antes. Algumas pessoas nascem, sabe, com nomes errados, pais errados. Quero dizer, isso acontece".
Então Ed pergunta para Bob se a mudança de nome teve algo a ver com uma transformação de personalidade ou mudança de caráter, e o cantor revela que não, tudo havia sido predefinido do jeito que ele pensou, e que ele já era um personagem que existia por si mesmo.
Daí Ed quer saber o motivo pelo qual foi escolhido este nome, e o cantor respondeu: "Bem, acho que não sei. Eu estava conversando com o cara do Kiss uma vez, Gene Simmons. Ele costumava ter outro nome, não lembro qual era. E ele apenas disse que um dia isso surgiu em sua cabeça. Tem também os rappers... todos os rappers se dão nomes diferentes pois isso é o que eles sentem que são, sabe? Eles não são aquela pessoa que todo mundo conhece, quando iam para a escola. Eles estão em 'outra' e precisam de um novo nome".
O entrevistador pergunta para Bob se ele também "está nessa" e obtém como resposta: "Sim. Quero dizer, você se chama do jeito que você quer ser chamado, esta é a terra da liberdade".
Bob Dylan nega que adotou o nome por causa do poeta Dylan Thomas
Oficialmente se diz que Robert Allen Zimmerman, neto de imigrantes judeus russos (seu nome hebraico é Zushe ben Avraham), mudou seu nome para Bob Dylan em 2 de agosto de 1962 após testar alguns outros nomes tais como Elston Gunn e até mesmo Robert Allen, espécie de variação de seu nome verdadeiro.
No livro de memórias "Chronicles", Bob falou sobre aqueles tempos: "Aquela coisa do nome Elston Gunn foi apenas temporária. O que eu pretendia fazer quando saísse de casa era me chamar Robert Allen, era como eu me sentia, e era assim que meus pais me chamavam. Soava como o nome de um rei escocês, e eu gostava. Não havia quase nada de minha identidade que não estivesse inserido nele".
Mas após algum tempo se apresentando sob este nome, o músico achou melhor mudar para algo mais marcante. Ele experimentou nomes como Bob Dillon, Robert Dylan, Robert Allyn, até que chegou ao que sentiu ser o ideal, Bob Dylan, com o qual passou para a posteridade. "Sempre me chamaram de Robert ou Bobby, só que Bobby Dylan me parecia vulgar", explicou o músico. "Além do mais, já havia Bobby Darin, Bobby Vee, Bobby Rydell, Bobby Neely e muitos outros de nome Bobby".
Sobre a afirmação que ele escolheu este nome por causa do poeta Dylan Thomas, Bob disse o seguinte, em entrevista de 1966 a Jules Siegel: "Não mudei meu nome em homenagem ao Dylan Thomas, é só uma história. Fiz mais por ele do que ele fez por mim", finalizou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco


As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


