O curioso motivo pelo qual Bob Dylan não usa seu verdadeiro nome
Por Bruce William
Postado em 18 de agosto de 2022
Em um corte da entrevista realizada em 2004 para o programa 60 minutes, conduzida pelo prestigiado jornalista norte-americano Ed Bradley e legendada em português pelo canal Podcast Cortes, Bob Dylan é questionado sobre o motivo pelo qual mudou de nome ainda no começo dos anos sessenta - seu nome de batismo é Robert Allen Zimmerman.
Bob Dylan - Mais Novidades
Ed Bradley pergunta para Bob: "Por que você sentiu que precisava trocar de nome?", que explica ter sido o reconhecimento que temos uma identidade própria que talvez outras pessoas ao seu redor não conheçam, por isso somos obrigados a começar tudo de novo. "Então você não se via como Robert Zimmerman?", questiona Ed, e Bob diz que "Por alguma razão nunca me vi assim". "Mesmo antes de você começar a se apresentar?", insiste Ed, e Bob confirma que sim: "Mesmo antes. Algumas pessoas nascem, sabe, com nomes errados, pais errados. Quero dizer, isso acontece".
Então Ed pergunta para Bob se a mudança de nome teve algo a ver com uma transformação de personalidade ou mudança de caráter, e o cantor revela que não, tudo havia sido predefinido do jeito que ele pensou, e que ele já era um personagem que existia por si mesmo.
Daí Ed quer saber o motivo pelo qual foi escolhido este nome, e o cantor respondeu: "Bem, acho que não sei. Eu estava conversando com o cara do Kiss uma vez, Gene Simmons. Ele costumava ter outro nome, não lembro qual era. E ele apenas disse que um dia isso surgiu em sua cabeça. Tem também os rappers... todos os rappers se dão nomes diferentes pois isso é o que eles sentem que são, sabe? Eles não são aquela pessoa que todo mundo conhece, quando iam para a escola. Eles estão em 'outra' e precisam de um novo nome".
O entrevistador pergunta para Bob se ele também "está nessa" e obtém como resposta: "Sim. Quero dizer, você se chama do jeito que você quer ser chamado, esta é a terra da liberdade".
Bob Dylan nega que adotou o nome por causa do poeta Dylan Thomas
Oficialmente se diz que Robert Allen Zimmerman, neto de imigrantes judeus russos (seu nome hebraico é Zushe ben Avraham), mudou seu nome para Bob Dylan em 2 de agosto de 1962 após testar alguns outros nomes tais como Elston Gunn e até mesmo Robert Allen, espécie de variação de seu nome verdadeiro.
No livro de memórias "Chronicles", Bob falou sobre aqueles tempos: "Aquela coisa do nome Elston Gunn foi apenas temporária. O que eu pretendia fazer quando saísse de casa era me chamar Robert Allen, era como eu me sentia, e era assim que meus pais me chamavam. Soava como o nome de um rei escocês, e eu gostava. Não havia quase nada de minha identidade que não estivesse inserido nele".
Mas após algum tempo se apresentando sob este nome, o músico achou melhor mudar para algo mais marcante. Ele experimentou nomes como Bob Dillon, Robert Dylan, Robert Allyn, até que chegou ao que sentiu ser o ideal, Bob Dylan, com o qual passou para a posteridade. "Sempre me chamaram de Robert ou Bobby, só que Bobby Dylan me parecia vulgar", explicou o músico. "Além do mais, já havia Bobby Darin, Bobby Vee, Bobby Rydell, Bobby Neely e muitos outros de nome Bobby".
Sobre a afirmação que ele escolheu este nome por causa do poeta Dylan Thomas, Bob disse o seguinte, em entrevista de 1966 a Jules Siegel: "Não mudei meu nome em homenagem ao Dylan Thomas, é só uma história. Fiz mais por ele do que ele fez por mim", finalizou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain


O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


