Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle
Por Bruce William
Postado em 10 de agosto de 2022
Janis Joplin foi uma das maiores cantoras de Rock de todos os tempos. Seu marcante vocal rouco e potente aliado às performances elétricas quando subia ao palco fizeram com que ela entrasse para a história como um dos grandes ícones da história da música.
E assim como todos ou ao menos a maioria esmagadora dos jovens de sua época, Janis amava os Beatles. E George Harrison em especial, a ponto dela ter batizado um de seus cães, animais que ela amava, com o nome do músico. Mas eles nunca se conheceram pessoalmente. Na verdade, ao que consta, Janis nunca chegou a conversar com nenhum Beatle. Porém dois deles cruzaram diretamente o caminho da cantora: Paul McCartney e John Lennon.
A história com Paul aconteceu quando ele foi assistir Janis e sua banda em São Francisco em 1968. Ela ficou tão emocionada que escreveu uma carta para seus pais falando sobre a experiência. "Imaginem quem esteve na cidade na semana passada - Paul McCartney!!! (Ele é um Beatle). E ele veio nos ver!!! Não é empolgante!!! Meu Deus, fiquei tão emocionada - ainda estou! Imagine - Paul!!!", disse Janis na carta.
Em seguida, ela deixa claro que, apesar de toda a empolgação, preferia que tivesse sido George, e ainda por cima revela que não conseguiu conhecer Paul pessoalmente. "Ainda se fosse o George... oh, bem. Seja como for, não consegui vê-lo, só ficamos sabendo depois do show. Se eu soubesse que ele estava lá (na plateia) eu teria pulado do palco e feito papel de boba".
Linda, companheira, esposa e parceira de Paul McCartney, fala da solidão e insegurança de Janis Joplin
Uma curiosidade adicional: Linda, que viria a se tornar companheira, esposa e parceira musical de Paul no início de 1969, registrou inúmeras fotos de Janis durante sua meteórica trajetória, tal como esta abaixo, que mostra a cantora em ação no Fillmore East em Nova Iorque, ainda no ano de 1968.
"Janis e eu nos tornamos amigas, mas nunca fomos próximas. Éramos pessoas muito diferentes. Ela era uma mulher muito forte e eu era uma mulher bastante sensível. Não havia química entre a gente. Eu me dava muito melhor com os caras da banda (Big Brother): Sam Andrew, Dave Getz, Peter Albin e Jim Gurley. Eles tinham uma ótima vida social, enquanto eu sentia que Janis não tinha amigos de verdade. Apenas ficando perto dela você percebia que ela era uma pessoa insegura. Ela não se achava atraente, e depois dos shows os garotos sempre saíam com as garotas e ela ficava sozinha. Eu senti pena dela. Ela provavelmente gostaria que um cara a levasse para jantar", disse Linda McCartney em um depoimento sobre Janis Joplin.
Yoko Ono pediu para Janis Joplin gravar uma música para John Lennon
No final de julho de 1970, Janis Joplin e sua banda da época, a Full Tilt Boogie Band, começaram a gravar o então novo álbum da cantora, que seria batizado com seu apelido, "Pearl".
E John Lennon completaria 30 anos de idade no dia 9 de outubro. Sua esposa, Yoko Ono, teve uma ideia brilhante para comemorar a data: ela entrou em contato com alguns cantores pedindo que gravassem uma mensagem de feliz aniversário para Lennon. Um destes cantores era Janis, que aceitou o pedido de Yoko.
No dia 1º de outubro, Janis foi ao estúdio e gravou os vocais de duas músicas: "Mercedez Bens" e "Happy Trails". Dois dias mais tarde ela retornou para ouvir o instrumental de "Buried Alive in the Blues", que ganharia seu vocal no dia seguinte. Mas ela não apareceu no estúdio no dia 4 de outubro. O empresário foi ver o que havia acontecido e se deparou com a tragédia: Janis sofreu uma overdose de heroína e perdeu a vida. Ela estava com 27 anos de idade. "Buried Alive in the Blues" foi lançada sem vocal no álbum póstumo, que sairia seis meses depois.
Quase um ano mais tarde, John Lennon contou em entrevista ao Dick Cavett que ele recebeu a gravação feita pela Janis, pelo correio, depois da morte da cantora, e por isso não teve tempo de agradecer pela cortesia. "Nós não nos conhecemos, mas ela me enviou uma fita de aniversário no meu último aniversário", conta Lennon no vídeo. "Yoko pediu a algumas pessoas diferentes que fizessem uma fita para mim, e Janis foi era uma delas, mas só recebemos a fita depois que ela morreu. Chegou pelo correio, e ela estava cantando parabéns para mim no estúdio".
"Happy Trails", a homenagem de Janis Joplin cantando parabéns para John Lennon, pode ser conferida no player abaixo.
Diz a letra:
Olá John, aqui é a Janis.
Que vem de apenas te desejar um feliz aniversário
E tudo de bom pra você, até que nos reencontremos novamente
Tudo de bom pra você, siga sempre sorrindo
Tudo de bom pra você, até que nos reencontremos novamente
Feliz aniversário John, da Full Tilt Boogie Band.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps