Quando David Bowie tentou engrupir Stevie Ray Vaughan, mas não conseguiu
Por Bruce William
Postado em 04 de agosto de 2022
Festival de Jazz de Montrex, 1982. Um entusiasmado David Bowie procura Stevie Ray Vaughan após assistir mais uma das estupendas apresentações do guitarrista. "Ele me deixou calado. Eu provavelmente não havia estado tão entusiasmado com um guitarrista desde que eu vira Jeff Beck com a banda dele, The Tridents", disse Bowie em entrevista destacada na wikipedia.
Com isto, surge o convite para Stevie participar das gravações do álbum que David lançaria no ano seguinte, "Let's Dance". "Para dizer a verdade, eu não estava muito familiarizado com a música de David quando ele me pediu para tocar nas sessões... David e eu conversamos por horas a fio sobre a nossa (do Double Trouble) música, sobre o funk no Texas blues e suas raízes - fiquei atônito com o quão interessado ele estava. Em Montreux, ele disse algo sobre manter contato e então me encontrou na Califórnia, meses depois", contou o guitarrista.
E originalmente a ideia era que Stevie também iria participar da turnê que iria promover o disco, batizada de "Serious Moonlight Tour". Mas no fim das contas não deu certo, e o próprio Stevie falou sobre o assunto em uma entrevista de 1986 que está no youtube.
"Você tocou com David Bowie por um bom tempo. Deve ser um assunto delicado pra você falar. Estava previsto originalmente para ser um projeto ao vivo de curta duração?", pergunta o entrevistador.
"Na verdade a ideia era... originalmente era para o álbum ("Let's Dance", de 1983), ele me pediu pra fazer a turnê com o Double Trouble abrindo os shows", conta Stevie, que em seguida diz que não deu certo, "pois o Double Trouble, na verdade, nunca foi incluído em nenhum dos shows. Foi somente um monte de merda", disse Stevie.
O entrevistador então pergunta se acabou sendo na verdade um péssimo acordo, no sentido da banda não ter apoio para tocar, e Stevie reitera: "Não, não, nunca fizemos nenhum show. Ele só queria que eu tocasse pra ele, então simplesmente não aceitei".
Já uma longa matéria publicada pela Classic Rock History vai um pouco mais fundo nos fatos e apura que, aparentemente, o principal fator que fez com que a turnê naufragasse foram os conflitos entre Stevie e Carlos Alomar, que comandava a banda que acompanhava David Bowie.
Acontece que Stevie por um lado era um guitarrista extremamente virtuoso e que literalmente intimidava os demais guitarristas ao seu redor, e por outro não tinha formação musical e não sabia ler músicas, o que dificultava os ensaios, de acordo com a matéria.
Outra treta aconteceu quando Stevie levou sua então esposa, Lenora Vaughan, mais conhecida sob o nome Lenny, e que era uma notória usuária de cocaína, e Alomar teria ficado apreensivo que Bowie tivesse uma recaída nas drogas, acabando por informar ao "patrão" sobre os hábitos de Lenny. Bowie proibiu que ela frequentasse os ensaios, o que enfureceu Stevie. E para apaziguar seus ânimos, Bowie teria oferecido para Stevie a chance de abrir os shows com sua banda, a Double Trouble.
E, pra piorar, o empresário de Stevie, ansioso para capitalizar o envolvimento dele com Bowie, agendou uma aparição de Stevie para um programa de TV no intervalo dos ensaios, o que contrariava a exclusividade que havia sido exigida. Bowie pede que o empresário seja demitido mas Stevie se recusa. Em represália, o empresário convence Stevie a renegociar o cachê, que era de trezentos dólares por noite, no que teria sido supostamente o estopim para a saída de SRV da turnê.
Mas não deve ter sido este o problema, pois Stevie e o Double Trouble já estavam ganhando mais do que isto tocando por conta própria nos clubes locais nos EUA. O guitarrista havia sido convencido pelo seu empresário a aceitar a turnê pois a exposição que ele ganharia excursionando com Bowie faria com que seu cachê fosse catapultado. Portanto é mais plausível que uma série de fatores acabaram fazendo com que a turnê não desse certo. Ou, de repente, foi apenas o que Stevie relatou no vídeo, havia um acordo que não foi cumprido e ele caiu fora, simples assim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps