O que esperar dos shows de Helloween e Hammerfall no Brasil, segundo os músicos
Por Igor Miranda
Postado em 25 de setembro de 2022
O Helloween e seu convidado especial, Hammerfall, farão três shows no Brasil no início do próximo mês de outubro. As apresentações em Ribeirão Preto (Arena Eurobike, 06/10) e São Paulo (Espaço Unimed, 08 e 09/10) fazem parte da turnê "United Forces", que já rodou pela Europa nos últimos meses.
O que os fãs podem esperar desses shows? Em entrevista a IgorMiranda.com.br no YouTube (vídeo legendado na íntegra mais abaixo), o baterista do Helloween, Dani Löble, e o vocalista do Hammerfall, Joacim Cans, compartilharam alguns detalhes dessas performances.
Inicialmente, Löble deixou claro que sua banda fará apresentações diferentes das que rodaram o país em 2019, como parte da turnê "Pumpkins United". "Traremos um novo setlist e uma nova estrutura de palco, diferente dos anteriores. Tomaram que os fãs gostem do setlist. Tentamos conseguir uma boa mistura com músicas lendárias que precisam estar presentes, como ‘Eagle Fly Free’, ‘Future World’ e coisas assim, além de material antigo do ‘Walls of Jericho’ e dos ‘Keeper of the Seven Keys’, que não tocamos há muito tempo. E, é claro, tentaremos implementar o máximo de canções novas (do álbum homônimo de 2021)", afirmou.
O baterista compreende que "sempre existirão fãs insatisfeitos com o setlist". "Mas não dá pra ser o queridinho de todos. Quando montamos um repertório, estamos tentando fazer algo com o que queremos que tenha lá. No fim das contas, espero que os fãs gostem tanto quanto a gente", disse.
Por sua vez, Joacim Cans revelou que a mecânica do Hammerfall de montar repertórios que incluam o máximo de todos os álbuns será mantida. "É assim como criamos setlists. Queremos ser capazes de envolver o máximo de discos possível, porque tem fãs que cresceram com o Hammerfall, que preferem o material antigo, e temos fãs mais novos que talvez descobriram Hammerfall com ‘Hammer of Dawn’ ou ‘(r)Evolution’. Claro que talvez não tenha uma música do ‘(r)Evolution’, não sei, mas estamos tentando fazer o mais interessante possível para todos. Também precisa ser interessante pra gente", declarou.
Tempo de show e produção
Dani Löble e Joacim Cans também falaram a respeito do tempo de show, que será um pouco diferente das outras turnês solo que Helloween e Hammerfall fizeram no Brasil em outros momentos. Ao que tudo indica, a banda de Löble tocará duas horas, enquanto o grupo de Cans performará por uma hora.
"Temos um setlist mais curto do que tivemos durante a turnê ‘Pumpkins United’", disse Dani. "A ‘Pumpkins United’ tinha por volta de três horas, então agora estamos tocando duas horas porque com o Hammerfall, não dá pra tocar três horas. Isso significaria um show de quase quatro horas, somando tudo. Seria longo demais. Cortamos o setlist pra mais ou menos duas horas e no começo da turnê, na Inglaterra, testamos algumas músicas, depois no Hellfest, na Hungria e qualquer lugar que já estivéssemos tocando. Testamos canções diferentes, setlists diferentes, coisas assim. Ainda trabalhamos em material novo pra levar ao palco de continentes diferentes, para ser meio que imprevisíveis", completou.
"É sempre complicado levar uma grande produção da Europa", afirmou Joacim. "Vamos tentar fazer o máximo e o mais sólido possível, mas temos que manter em mente que na Europa é uma turnê conjunta. Na América do Sul, é Helloween com o convidado especial Hammerfall. Então será ligeiramente mais curto, mas serão 60 minutos de heavy metal com pé na tábua do jeito do Hammerfall. Não vamos poupar energia. Vamos ir aí e nos divertir como sempre fazemos quando visitamos a América do Sul, o Brasil sendo um dos países mais importantes pra gente no mundo todo", concluiu.
Possíveis setlists
Veja abaixo, conforme divulgado pelo Setlist.fm, os setlists tocados pelo Helloween e Hammerfall em show recente na cidade alemã de Berlim. Os repertórios podem ser parcial ou totalmente mantidos para as apresentações no Brasil.
Hammerfall
1. Brotherhood
2. Any Means Necessary
3. The Metal Age
4. Hammer of Dawn
5. Blood Bound
6. Renegade
7. Venerate Me
8. Last Man Standing
9. Hero's Return / On the Edge of Honour / Riders of the Storm / Crimson Thunder
10. Let the Hammer Fall
11. Glory to the Brave
12. (We Make) Sweden Rock
Bis:
13. Hammer High
14. Hearts on Fire
Helloween
(Vocalistas sinalizados entre parênteses)
1. Skyfall (Michael Kiske, Kai Hansen + Andi Deris)
2. Eagle Fly Free (Michael Kiske)
3. Mass Pollution (Andi Deris)
4. Future World (Michael Kiske)
5. Power (Andi Deris)
6. Save Us (Michael Kiske)
7. Metal Invaders / Victim of Fate / Gorgar / Ride the Sky (Kai Hansen)
8. Heavy Metal (Is the Law) (Kai Hansen)
9. Forever and One (Neverland) (Michael Kiske + Andi Deris)
10. Solo de guitarra de Sascha Gerstner
11. Best Time (Michael Kiske, Kai Hansen + Andi Deris)
12. Dr. Stein (Michael Kiske + Andi Deris)
13. How Many Tears (Michael Kiske, Kai Hansen + Andi Deris)
Bis:
14. Perfect Gentleman (Andi Deris)
15. Keeper of the Seven Keys (Michael Kiske + Andi Deris)
Bis 2:
16. I Want Out (Michael Kiske + Andi Deris)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps