O produtor do Van Halen sobre "Jump": "Não gostava — e não gosto"
Por André Garcia
Postado em 20 de setembro de 2022
O mundo do rock jamais foi o mesmo após o lançamento do álbum de estreia do Van Halen, autointitulado. Com o revolucionário guitarrista Eddie Van Halen e o carismático e acrobático vocalista Dave Lee Roth, a banda fez um grande sucesso, chegando a seu auge de popularidade com o hit "Jump".
Segunda faixa de seu sexto álbum, "1984" (1984), "Jump" chamou atenção por deixar a guitarra em segundo plano enquanto dava todo o destaque ao teclado. Seu clipe emplacou na MTV enquanto a música tocava em tudo que era rádio, não apenas as dedicadas ao rock.
Ironicamente, uma das poucas pessoas que não foram conquistadas pela música foi justamente seu produtor. Ted Templeman produziu não apenas ela como todos os álbuns da banda de "Van Halen" (1978) a "1984". Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Rolling Stone em 2020 ele declarou: "O único desentendimento que já tivemos foi sobre 'Jump', porque eu não gostava — e não gosto."
"Não era das minhas preferidas. É bobeira, já que eu produzi ela, mas os teclados me soaram como algo errado. [Eddie Van Halen] me ligou no meio da noite e disse: 'Ted, você tem que ouvir isso! Vou passar aí para te buscar.' Ele veio em seu Porsche às 3 da manhã e me levou para lá. 'Ouve isso', e tocaram 'Jump'. Donn [Landee] trabalhou nela, e fez ela funcionar; soava ótima. Eu disse: 'Beleza. Está bom.'"
"Na manhã seguinte eu disse 'Dave, escreve uma letra aí' Ele estava escrevendo essa música, e eu falei 'Isso é horrível! Não diga 'jump' [pule]. Parece que você está incentivando alguém a cometer suicídio. E ele respondeu: 'Não, não… Eu acertei na mosca, ela tem duplo sentido.' E ele escreveu."
"Eu não era ligado naquela moda de teclados. Eu estava errado, porque ela chegou ao topo das paradas, mas eu nem a ouço. Para mim, eles eram uma banda de heavy metal capaz de fazer canções pop — era isso que eu curtia neles. Mas aquilo levou a coisa para outra direção. Aquilo me lembrava aquelas bandas que tocavam em estádios, e aí então a música começou a ser tocada em estádios antes do jogo! Mas, olha, eu estava errado", concluiu.
"Jump" foi lançada com single em dezembro de 1983 e, apesar de todo sucesso feito pelo Van Halen, foi a primeira (e única) vez que a banda chegou ao topo das paradas da Billboard. Chegando ao topo também das paradas britânicas de rock mainstream, concorreu ao Grammy de Melhor Performance de Rock (faturado por Prince com "Purple Rain").
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado

Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
Wolfgang Van Halen admite ainda não conseguir ouvir a música do pai
A melhor música do pior disco do Van Halen, segundo o Heavy Consequence
O cara que, se fosse mais novo, rivalizaria com Van Halen, segundo Justin Hawkins
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
O lendário guitarrista que Jeff Beck considerava "estagnado" por sua banda


