Psicosferas: lançando novo single com músicos do Dr. Sin
Por Psicosferas
Postado em 17 de setembro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Após soltar o álbum de estreia no ano passado, o Psicosferas, projeto encabeçado pelo o vocalista, guitarrista e compositor Fabricio Oliveira e que conta com os experientes Andria Busic (baixo) e Ivan Busic (bateria), do Dr. Sin, lança o novo single, "Dionisíaca". "O Psicosferas é um projeto de rock nacional que coloco dentro da categoria do neoconcretismo, uma corrente de pensamento que influenciou as artes e a literatura por volta da década de 60. Com uma pegada mais hard/prog setentista, a música 'Dionisíaca', dentro desse contexto, entra no ambiente simbólico da manifestação da subjetividade de Yung para poder explicar as tendências comportamentais humanas – o introvertido e o extrovertido; o apolíneo e o dionisíaco", explica Fabricio Oliveira. "Ela tem uma referência direta com Dionísio, o deus grego do vinho, das festas, do prazer, da alegria, do teatro, das artes... Entretanto, esses seres Perpétuos parece que muitas vezes ficam entediados e brincam com a existência humana para satisfazer os próprios propósitos de entretenimento. Então, além de geométrica, ela lembra muito, pelo começo, meio e o fim, aquele mito de Ouroboros, em que a serpente devora a própria cauda", acrescenta.
"Dionisíaca" ainda traz a presença do guitarrista Thiago Melo, o que garante o atual Dr. Sin inteiro em uma música do Psicosferas. "Primeiro tenho a ideia da harmonia e a levo para o Andria, que faz a produção musical e o baixo, e o Ivan grava a bateria. Depois da música instrumental pronta, sinto o que aquilo está querendo dizer e faço uma construção linguística de forma que a sílaba se encaixe nas batidas do Ivan. As métricas silábicas são absolutamente enquadradas e interligadas com os compassos de bateria. E nessa música ainda temos a presença do Thiago Melo, que fez as ornamentações finais com a guitarra", detalha Fabricio Oliveira.
O próximo single será da faixa "Apolínea", que fará o contraponto de "Dionisíaca". "Ela é uma obra conceitual e tem uma complexidade, pois é como se fossem sistemas psicossociais. Gosto de dizer que o projeto agrada pessoas que curtem Rush, O Som Nosso de Cada Dia, Raul Seixas e Frank Zappa. Juntou a mente do Fabrício com a mente de produtor do Andria para fazermos uma obra riquíssima musicalmente, com nuances, muita dinâmica e brincar com aquela coisa de compassos compostos. A liberdade musical e artística vem de encontro com a proposta original do Psicosferas. É aquela loucura necessária e genial que sai de dentro da mente do Fabrício", conclui o baterista Ivan Busic.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Sóbrio há 40 anos, Rob Halford conta como parar de beber salvou sua vida
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz


Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado
Metallica: Robert Trujillo e seus primos, membros de gangues
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"
A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
Mas afinal... o que é rock progressivo?


