Elton John comenta sua desavença com David Bowie: "Sempre me dava alfinetadas"
Por André Garcia
Postado em 26 de outubro de 2022
No começo dos anos 70, a Inglaterra foi sacudida pelo surgimento de extravagantes e dantescos vocalistas, como Marc Bolan, David Bowie e Elton John (e pouco depois Freddie Mercury). Com muita maquiagem e roupas chamativas, eles confrontaram o conservadorismo e tradicionalismo que imperava e desafiaram as normas de sexualidade e gênero.
David Bowie e Elton John foram dois dos maiores astros britânicos e, cada um à sua maneira, combateram a homofobia e a caretice, contribuindo para tornar a música pop e o mundo um pouco mais tolerantes. Entretanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, se engana quem pensa que eles eram amigos.
Segundo Elton, "David e eu não éramos lá grandes amigos depois de um tempo. A gente costumava sair juntos, com Marc Bolan, para boates gay." No entanto, com o passar do tempo eles foram se afastando, entre outras coisas, por comentários maliciosos por parte de David. "Anos depois, ele sempre me dava alfinetadas em entrevistas — 'a rainha fajuta do rock n roll' foi a mais famosa. Embora, para ser justo, ele estava com a cabeça entupida de pó quando disse aquilo."
Confirmando a versão de John, certa vez Bowie disse numa entrevista: "Eu me considero responsável por toda uma leva de aspirantes. Eles sabem que são — né, Elton?"
Os dois astros pop não se davam bem, mas qual era o motivo? Isso David Bowie nunca explicou, e Elton John, como ele já confessou, nunca entendeu:
"Sinceramente, eu não sei qual era o problema, mas claramente havia um. Eu nunca fui muito amigo de Bowie. Eu amava a música dele, e já socializamos algumas vezes. Visitamos o Sombrero com Tony King e jantamos no Covent Garden quando ele estava ensaiando para a turnê de Ziggy Stardust. Mas havia algo de distante e desinteressado nele. Pelo menos quando eu estava perto. Eu achei meio esnobe. Ele não fazia o meu tipo. Ou melhor, eu é que não fazia o tipo dele."
O Rocketman sentia que o Camaleão do Rock se achava superior a ele. Entretanto, apesar de décadas de desavenças, Elton teve que dar o braço a torcer e admirar a forma como David lidou com sua morte, a transformando em arte.
"A dignidade com que ele lidou com sua morte… Eu sabia que ele teve um ataque cardíaco no palco em Berlim anos atrás, mas não do câncer. Pode anotar isso: Bowie não poderia ter encenado uma morte melhor. Aquilo teve classe."
Levando uma vida longe dos holofotes, David Bowie manteve em segredo que enfrentava um câncer no fígado e gravava o álbum "Blackstar". Com seu estado se tornando terminal no decorrer da produção, as letras trataram a mortalidade em tom de despedida. No emocionante clipe de "Lazarus", o cantor chegou a encenar sua própria partida, que aconteceu de fato apenas dois dias após o lançamento do álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps