Luiz Galvão, fundador do Novos Baianos, faleceu aos 87 anos de idade
Por Bruce William
Postado em 23 de outubro de 2022
Faleceu em São Paulo, aos 87 anos de idade, Luiz Galvão, fundador do Novos Baianos.
Não foi divulgada a causa da morte do músico, que vinha lutando contra diversos problemas de saúde nos últimos anos e estava internado desde o dia 16 de setembro na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sob suspeita de ter sofrido uma hemorragia gastrointestinal. Após sofrer complicações no tratamento, foi transferido para o Instituto do Coração, onde veio a falecer.

Luís, que foi amigo de João Gilberto, que conheceu ainda na adolescência onde nasceu, em Juazeiro na Bahia, fundou o Novos Baianos em 1968 quando já morava em Salvador, ao lado dos músicos Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor. Em 1972 o grupo, já radicado no Rio de Janeiro, tinha se estabilizado com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby do Brasil (vocal), Pepeu Gomes (guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Jorginho Gomes (bateria e bandolim), Bola e Baxinho (percussão), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras), formação que registrou o álbum "Acabou Chorare", mesclando guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, e que foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira, em outubro de 2007.
Luiz é autor da maioria das canções gravadas pelo Novos Baianos, musicadas por Moraes Moreira, entre elas "Acabou Chorare", "Preta Pretinha" e "Mistério do Planeta". O grupo se desfez em 1978, voltando a se reunir no final do século passado, para a gravação do CD ao vivo Infinito Circular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
A diferença entre Adrian Smith e Richie Kotzen, segundo Bruno Valverde e Julia Lage
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"


A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
O que significa "Acabou Chorare" e quem é a "Preta Pretinha" no clássico dos Novos Baianos


