Luiz Galvão, fundador do Novos Baianos, faleceu aos 87 anos de idade
Por Bruce William
Postado em 23 de outubro de 2022
Faleceu em São Paulo, aos 87 anos de idade, Luiz Galvão, fundador do Novos Baianos.
Não foi divulgada a causa da morte do músico, que vinha lutando contra diversos problemas de saúde nos últimos anos e estava internado desde o dia 16 de setembro na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sob suspeita de ter sofrido uma hemorragia gastrointestinal. Após sofrer complicações no tratamento, foi transferido para o Instituto do Coração, onde veio a falecer.

Luís, que foi amigo de João Gilberto, que conheceu ainda na adolescência onde nasceu, em Juazeiro na Bahia, fundou o Novos Baianos em 1968 quando já morava em Salvador, ao lado dos músicos Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor. Em 1972 o grupo, já radicado no Rio de Janeiro, tinha se estabilizado com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby do Brasil (vocal), Pepeu Gomes (guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Jorginho Gomes (bateria e bandolim), Bola e Baxinho (percussão), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras), formação que registrou o álbum "Acabou Chorare", mesclando guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, e que foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira, em outubro de 2007.
Luiz é autor da maioria das canções gravadas pelo Novos Baianos, musicadas por Moraes Moreira, entre elas "Acabou Chorare", "Preta Pretinha" e "Mistério do Planeta". O grupo se desfez em 1978, voltando a se reunir no final do século passado, para a gravação do CD ao vivo Infinito Circular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
A música de álbum clássico do Judas Priest que Glenn Tipton acha forçada
A sincera reação de Bruce Dickinson quando Nicko McBrain disse que se sentiu traído por ele
L7 anuncia a "The Last Hurrah", sua turnê de despedida
Erik Grönwall revela que gostaria de ter ficado no Skid Row
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
O que significa "Acabou Chorare" e quem é a "Preta Pretinha" no clássico dos Novos Baianos


