Luiz Galvão, fundador do Novos Baianos, faleceu aos 87 anos de idade
Por Bruce William
Postado em 23 de outubro de 2022
Faleceu em São Paulo, aos 87 anos de idade, Luiz Galvão, fundador do Novos Baianos.
Não foi divulgada a causa da morte do músico, que vinha lutando contra diversos problemas de saúde nos últimos anos e estava internado desde o dia 16 de setembro na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sob suspeita de ter sofrido uma hemorragia gastrointestinal. Após sofrer complicações no tratamento, foi transferido para o Instituto do Coração, onde veio a falecer.
Luís, que foi amigo de João Gilberto, que conheceu ainda na adolescência onde nasceu, em Juazeiro na Bahia, fundou o Novos Baianos em 1968 quando já morava em Salvador, ao lado dos músicos Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor. Em 1972 o grupo, já radicado no Rio de Janeiro, tinha se estabilizado com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby do Brasil (vocal), Pepeu Gomes (guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Jorginho Gomes (bateria e bandolim), Bola e Baxinho (percussão), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras), formação que registrou o álbum "Acabou Chorare", mesclando guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, e que foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira, em outubro de 2007.
Luiz é autor da maioria das canções gravadas pelo Novos Baianos, musicadas por Moraes Moreira, entre elas "Acabou Chorare", "Preta Pretinha" e "Mistério do Planeta". O grupo se desfez em 1978, voltando a se reunir no final do século passado, para a gravação do CD ao vivo Infinito Circular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps