As músicas do Sabbath e Led que são "irmãs instrumentais" e falam sobre o mesmo lugar
Por Bruce William
Postado em 22 de outubro de 2022
Em um vídeo onde comenta os 50 anos de lançamento do "Vol. 4", obra-prima lançada pelo Black Sabbath em 25 de setembro de 1972, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu estabelece um curioso paralelo entre uma música desse clássico álbum e outra lançada pelo Led Zeppelin praticamente na mesma época em um álbum que também é um clássico da história do Rock.
"É a nítida inspiração que o Led Zeppelin no Black Sabbath, porque é um tema instrumental lindo chamado 'Laguna Sunrise', na qual Tony Iommi toca um violão incrível", conta Regis. "Esta música, na verdade, é meio que uma irmã instrumental de 'Going to California' do Led Zeppelin. E o Tony Iommi tinha passado a noite em claro, 'doidaço', aí ele pegou o violão, saiu e foi ver o nascer do sol", complementa, e depois finaliza: "E ele tocou este tema que é absurdamente lindo, tem um arranjo de cordas inacreditável".
Black Sabbath - Mais Novidades
A história de "Going To California", do Led Zeppelin
"Going To California" é a penúltima faixa do "Led Zeppelin IV", lançado em 8 de novembro de 1971. Conforme relata o Songfacts, Jimmy Page e Robert Plant escreveram essa música tendo como inspiração a cantora folk Joni Mitchell, mais precisamente sua música "California". A cantora era da área de Laurel Canyon em Los Angeles, musicalmente fértil mas propensa a terremotos.
Em "California", Joni relembra suas aventuras em uma viagem à Europa, mas ansiosa para voltar para casa. E em "Going To California", Plant canta interpretando um cara que quer deixar para trás sua mulher que não é legal e começar tudo de novo na Califórnia. Page e Plant ficaram encantados com as composições de Joni Mitchell, e em "Going To California" a imagem que eles montam é de um cara que está procurando por uma garota como ela, uma garota com "amor nos olhos e flores no cabelo" que "toca guitarra, chora e canta".
A suavidade da música, totalmente acústica, reflete o lugar onde foi escrita: Headley Grange, local bucólico no interior da Inglaterra. O ambiente pastoral encorajou canções acústicas íntimas como esta e "The Battle Of Evermore" - outra música que também começou a ser trabalhada por eles em Headley Grange foi "Stairway To Heaven".
A história de "Laguna Sunrise", do Black Sabbath
"Laguna Sunrise" é a terceira faixa do lado-B do "Vol.4", lançado pelo Black Sabbath em 25 de setembro de 1972. A gravação aconteceu em maio do mesmo ano no estúdio Sunset Strip na Califórnia, e conforme relembrou a banda em conversa com a Rolling Stone, transcrita pelo Cheatsheet, a cultura e "vibração" local foi a inspiração para a canção.
"Descemos até a casa dessa garota em Laguna Beach", relata o baixista Geezer Butler. "Ela tinha uma fazenda perto de Laguna Beach, que provavelmente valia uns US$ 50 milhões. Usamos cogumelos e coisas assim. E todos nós descemos para a praia e alguém de nossa equipe mergulhou de um trampolim, pensando que o mar estava dentro – mas não estava – e ele quase quebrou o pescoço. Eu estava vendo esqueletos e coisas realmente estranhas, e suponho que isso também se reflete nas letras".
Mas Tony Iommi relembra que a composição de "Laguna Beach" veio de forma um pouco diferente, ao recordar como se inspirou ao ver o sol nascer contra um cenário de praia. Percebendo que eles precisavam de instrumentos adicionais para completar a música, Iommi tentou incorporar um violino e violoncelo que ele mesmo tocou, o que ele admitiu ter ficado "um desastre". Contratar músicos de estúdio profissionais nos instrumentos, e daí nasceu a belíssima canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Vocalista do Behemoth diz que sempre foi fã de Guns N' Roses
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley


