As músicas do Sabbath e Led que são "irmãs instrumentais" e falam sobre o mesmo lugar
Por Bruce William
Postado em 22 de outubro de 2022
Em um vídeo onde comenta os 50 anos de lançamento do "Vol. 4", obra-prima lançada pelo Black Sabbath em 25 de setembro de 1972, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu estabelece um curioso paralelo entre uma música desse clássico álbum e outra lançada pelo Led Zeppelin praticamente na mesma época em um álbum que também é um clássico da história do Rock.
"É a nítida inspiração que o Led Zeppelin no Black Sabbath, porque é um tema instrumental lindo chamado 'Laguna Sunrise', na qual Tony Iommi toca um violão incrível", conta Regis. "Esta música, na verdade, é meio que uma irmã instrumental de 'Going to California' do Led Zeppelin. E o Tony Iommi tinha passado a noite em claro, 'doidaço', aí ele pegou o violão, saiu e foi ver o nascer do sol", complementa, e depois finaliza: "E ele tocou este tema que é absurdamente lindo, tem um arranjo de cordas inacreditável".
Black Sabbath - Mais Novidades
A história de "Going To California", do Led Zeppelin
"Going To California" é a penúltima faixa do "Led Zeppelin IV", lançado em 8 de novembro de 1971. Conforme relata o Songfacts, Jimmy Page e Robert Plant escreveram essa música tendo como inspiração a cantora folk Joni Mitchell, mais precisamente sua música "California". A cantora era da área de Laurel Canyon em Los Angeles, musicalmente fértil mas propensa a terremotos.
Em "California", Joni relembra suas aventuras em uma viagem à Europa, mas ansiosa para voltar para casa. E em "Going To California", Plant canta interpretando um cara que quer deixar para trás sua mulher que não é legal e começar tudo de novo na Califórnia. Page e Plant ficaram encantados com as composições de Joni Mitchell, e em "Going To California" a imagem que eles montam é de um cara que está procurando por uma garota como ela, uma garota com "amor nos olhos e flores no cabelo" que "toca guitarra, chora e canta".
A suavidade da música, totalmente acústica, reflete o lugar onde foi escrita: Headley Grange, local bucólico no interior da Inglaterra. O ambiente pastoral encorajou canções acústicas íntimas como esta e "The Battle Of Evermore" - outra música que também começou a ser trabalhada por eles em Headley Grange foi "Stairway To Heaven".
A história de "Laguna Sunrise", do Black Sabbath
"Laguna Sunrise" é a terceira faixa do lado-B do "Vol.4", lançado pelo Black Sabbath em 25 de setembro de 1972. A gravação aconteceu em maio do mesmo ano no estúdio Sunset Strip na Califórnia, e conforme relembrou a banda em conversa com a Rolling Stone, transcrita pelo Cheatsheet, a cultura e "vibração" local foi a inspiração para a canção.
"Descemos até a casa dessa garota em Laguna Beach", relata o baixista Geezer Butler. "Ela tinha uma fazenda perto de Laguna Beach, que provavelmente valia uns US$ 50 milhões. Usamos cogumelos e coisas assim. E todos nós descemos para a praia e alguém de nossa equipe mergulhou de um trampolim, pensando que o mar estava dentro – mas não estava – e ele quase quebrou o pescoço. Eu estava vendo esqueletos e coisas realmente estranhas, e suponho que isso também se reflete nas letras".
Mas Tony Iommi relembra que a composição de "Laguna Beach" veio de forma um pouco diferente, ao recordar como se inspirou ao ver o sol nascer contra um cenário de praia. Percebendo que eles precisavam de instrumentos adicionais para completar a música, Iommi tentou incorporar um violino e violoncelo que ele mesmo tocou, o que ele admitiu ter ficado "um desastre". Contratar músicos de estúdio profissionais nos instrumentos, e daí nasceu a belíssima canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
O surpreendente público que sustenta o mercado de bateria no Brasil, segundo executivo
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Dave Stewart entende ser "tarde demais" para um reencontro do Eurythmics
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"

Quando Tony Iommi mentiu sobre o som do Black Sabbath e isso trouxe reclamações
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
O clássico do Black Sabbath inspirado pela iminência de uma guerra nuclear
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A mensagem que Ronnie James Dio quis passar em "Stand Up and Shout"
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Seguidores do Whiplash.Net elogiam a "fase Tony Martin" do Black Sabbath
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Dia Mundial do Rock: 50 músicas para apresentar rock e metal para quem não é muito fã
Os 10 maiores guitarristas de heavy metal de todos os tempos, segundo a Guitar World


