Robert Fripp sobre o King Crimson: "Não éramos pagos para cair na estrada"
Por André Garcia
Postado em 17 de outubro de 2022
Com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "The Piper at the Gates of Dawn", ambos de 1967, Beatles e Pink Floyd expandiram os horizontes musicais e estéticos do rock. Aquilo acabou dando origem ao rock progressivo, por ter influenciado o surgimento de bandas como Yes, Genesis, e King Crimson.
King Crimson - Mais Novidades
King Crimson foi formado em 1968 pelo guitarrista Robert Fripp para fazer tudo que ele não conseguia em outras bandas, e misturar todas as suas vastas influências musicais. Dessa forma, já em seu álbum de estreia, "In the Court of the Crimson King", surpreendeu com suas experimentações sonoras e elementos de música clássica e jazz.
Com o passar dos anos (e das décadas), sempre girando em torno de seu idealizador, a banda se tornou um dos mais respeitados nomes do progressivo. Entretanto, ao contrário do Pink Floyd, Genesis e Yes, King Crimson jamais foi de quebrar recordes de vendas e lotar estádios pelo mundo.
Em trecho de entrevista compartilhado no YouTube pelo canal Pedal Pawn, Robert Fripp revelou que os integrantes não recebiam para sair em turnê.
"Não éramos sequer pagos para cair na estrada. O orçamento era nulo para salários! O orçamento para salários era zero — aquilo nem sequer estava no orçamento. Então o King Crimson, se o que você queria era ficar rico e famoso, não era lá uma das melhores bandas."
"Por outro lado, você tinha a oportunidade de experimentar uma forma de viver sua vida tocando instrumento e trabalhando com outros músicos e se apresentando para outras pessoas. [A banda] apresentava uma oportunidade que você não recebia seguindo o manual."
"Se a pergunta for 'Como era?', a resposta é: 'real'", concluiu.
A liberdade e integridade artística e criativa de tocar ao lado de Robert Fripp no King Crimson é algo que já interessou a muitos músicos — afinal de contas, a lista de ex-integrantes da banda é imensa.
Atualmente, a banda está inativa, enquanto Robert Fripp tem sido mais conhecido na internet pelos inusitados vídeos caseiros musicais que faz com Toyah Willcox, com quem é casado desde 1986. Confira abaixo eles tocando "Chop Suey", do System of a Down:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Maior hit de Bonnie Tyler, "Total Eclipse of the Heart" quase foi gravada por Meat Loaf
Morre aos 75 anos a cantora Bonnie Tyler, que imortalizou "Total Eclipse of the Heart"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo

O baterista do prog que Neil Peart achava estar acima dos outros; "tudo o que eu queria"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
Os álbuns de prog rock que são peças obrigatórias nas coleções do gênero
Rock Progressivo: Os 10 álbuns mais underrated da década de 70
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos


