A triste história com um padre em canção que virou alerta para todas as mulheres
Por Bruce William
Postado em 13 de outubro de 2022
No primeiro vídeo sobre o Nenhum de Nós publicado em seu canal do youtube, Júlio Ettore, jornalista e especialista em Rock Nacional, conta a história da canção "Camila, Camila", lançada no álbum de estreia da banda, de 1987.
Júlio conta que a ideia da música veio de uma menina que os três amigos e integrantes da banda - Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Hömrich - conheceram na escola em Porto Alegre. "Em 'Camila, Camila' aprofundamos mais, como se a garota tivesse se dando conta do lance. Tínhamos uma amiga, não muito íntima, que namorava com um cara super violento. Nunca presenciamos cenas explícitas, mas desconfiávamos. Passamos isso na música justamente para questionar essas relações tumultuadas", disse Thedy para a revista Bizz em 1989, deixando claro que a garota não se chamava Camila e eles perderam contato com ela, portanto nunca chegaram a contar que a música foi inspirada nela.
Sendo assim, de onde veio o nome? Júlio conta que chegou uma hora em que a canção já estava totalmente escrita, praticamente pronta, mas ainda não tinha nome e nem aquele famoso refrão. E no chão do estúdio tinham jornais para ajudar a conter goteiras, pois nesse dia estava chovendo muito em Porto Alegre. "Numa bela hora o Thedy, que estava tocando baixo, olhou pro chão e viu a página de um jornal anunciando a exibição de um filme argentino. O nome do filme? Camila!". Com isso, como era de se esperar, surgiu o nome da música.
Curiosamente, conforme relata Júlio, a Camila do filme tem um paralelo com a "Camila" que inspirou a canção: "Esse filme conta a história de uma Camila real, o nome dela era Maria Camila O'Gorman, era de uma rica família argentina que teve um romance com um padre, mas eles fugiram com medo de serem descobertos, foram encontrados no norte da Argentina - aliás, o objetivo deles era chegar no Brasil - mas acabaram sendo capturados e fuzilados, por causa de uma pressão popular devido à violação do celibato do padre(...)curioso que, a Camila que inspirou o título também foi vítima de violência, não do companheiro dela mas da sociedade do seu tempo", finaliza Júlio.
O vídeo completo do Júlio Ettore contando a história de "Camila, Camila" do Nenhum de Nós pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps